8ª edição dos Jogos Escolares interioriza o Esporte em Mato Grosso

08/06/2012 11:23

O Ginásio Municipal de Esportes de Matupá ficou lotado para prestigiar a abertura da 8ª edição dos Jogos Regionais Escolares na noite da quinta-feira (07.06). Marcaram presença 148 equipes de 17 municípios da Região Norte, que buscam medalhas em quatro modalidades. Segundo o secretário Estadual de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, o evento visa à interiorização das práticas esportivas em Mato Grosso.

Foram inscritos 1700 atletas para esta fase. A intenção do governo do Estado é possibilitar e incentivar a prática do Esporte em todos os municípios, como forma de valorizar o interior e descobrir novos talentos. “Queremos dar oportunidade para que os jovens pratiquem esportes. Hoje é um dia de festa e os estudantes vão fazer bonito.O evento possibilita a integração e inclusão social, através de atividades esportivas”, afirmou Guaresqui.

O prefeito de Matupá, Fernando Zafonato, elogiou a iniciativa do Governo de Mato Grosso de estimular a prática de esportes no interior. “É muito bom saber que o governo incentiva a prática esportiva e que os campeonatos não ficam apenas na capital. É importante interiorizar o esporte, pois estimula o companheirismo dos estudantes e ainda movimenta a economia da cidade”, afirmou.

Para o secretario municipal de Esportes de Matupá, Sebastião Antonio de Oliveira, o diferencial deste evento é que os alunos que não alcançaram a nota exigida ficaram fora das competições. “Esse é o melhor evento esportivo da região e para realizá-lo o apoio do Estado foi essencial”, explicou Oliveira.
Competição

A alegria tomou conta dos estudantes-atletas na abertura dos jogos. A estudante de Alta Floresta, Estefani Santos, contou que a equipe está treinando há muito tempo. “Esperamos ganhar. Gosto muito de jogar porque, além de ser divertido, faz bem para a saúde”.

Mas não bastar apenas jogar bem em quadra. Afinal, “campeão de verdade começa na escola”. Esse é o lema do técnico de Futsal de Alta Floresta, James de Freitas. “Valorizamos o estudo e a autoestima dos atletas. O governo está no caminho certo pois, com os jogos, conseguimos tirar crianças e adolescentes da rua”.

As regiões participantes vão compor 148 equipes, representando as categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), oriundas dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itauba, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. Os estudantes vão competir nas modalidades de voleibol, basquete, futsal e handebol.

Os campeões das fases regionais disputarão no Campeonato Estadual a partir de agosto deste ano. Os melhores times do Estado terão a oportunidade de representar Mato Grosso na fase nacional, conforme a categoria. A categoria B disputará a fase nacional em Poços de Caldas (MG). A categoria A disputará o título nacional em Cuiabá, entre os dias 25 de novembro e 9 de dezembro deste ano, em campeonato que reunirá aproximadamente 5 mil atletas.

Fonte:Secom/MT

Tags: