16/06/2012 16:43
Após o início das obras de mobilidade urbana na Capital, Cuiabá vivencia a evolução dos trabalhos que vão melhorar o deslocamento de veículos e pedestres a partir da eliminação de diversos entraves. Com oito interdições ao longo da Avenida Miguel Sutil, a cidade se prepara para receber com boa infraestrutura a Copa do Mundo da Fifa em 2014.
Com obras nas rotatórias de acesso aos bairros do Verdão, Santa Rosa, Jardim Leblon, Santa Isabel, Cidade Alta e na avenida Ciríaco Cândia, a população já observa que a cidade virou um canteiro de obras a céu aberto. Com cronograma previsto entre 12 e 18 meses, Cuiabá está próxima de passar para uma nova etapa, com soluções objetivas para os problemas que afetam o trânsito.
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, destacou o empenho de todos que estão ajudando na construção das obras de mobilidade e pede compreensão da população cuiabana. “Temos realizado todos os esforços possíveis para minimizar os efeitos de obras em andamento. Estamos trabalhando junto com a Prefeitura de Cuiabá, Rede Cemat, CAB Ambiental, SMTU e Batalhão de Trânsito da PM para beneficiar a população neste momento tão importante para o futuro da nossa cidade””, concluiu.
As obras de trincheiras consistem em alargamento das duas faixas de pista já existentes, onde os motoristas irão acessar a entrada dos bairros. Além disso, serão realizadas benfeitorias na drenagem e sinalização. Através do ““mergulho””, duas novas pistas serão construídas, onde os carros passarão por baixo das rotatórias já existentes no local, subindo novamente até voltar ao nível normal da pista.
Para o mês de julho, a Secopa prevê um aumento no ritmo das obras, pois os principais entraves na construção das trincheiras estão sendo superados neste primeiro mês – junho -, entre eles a retirada de postes da rede de energia, reposicionamento de adutoras de água e as questões climáticas (extensão do período de chuvas).
Para que a execução das obras aconteça com mais rapidez e segurança, o trânsito está sendo redirecionado em diversos pontos. A população deve evitar esses trechos da avenida, que tem equipes de trânsito preparadas para orientar os motoristas, através de sinalização e indicação de desvios.
Durante os próximos dois anos, período que antecede a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, outras intervenções irão ocorrer na Capital. Nos próximos dias outra obra deve ser iniciada, no trevo do Despraiado, onde será construído um viaduto de 335 metros de comprimento.
A Secopa ainda aguarda o término da licitação de mais duas obras, um viaduto de 153 metros, no entroncamento da av. da Feb com a av. Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, e a construção de um Complexo Viário no bairro Tijucal, composto por uma trincheira e um viaduto de 520 metros de extensão.
TRINCHEIRA MÁRIO ANDREAZZA – INTERDIÇÃO PARCIAL
A trincheira Mário Andreazza está sendo construída no cruzamento da avenida Miguel Sutil com a avenida Ciríaco Cândia, nos bairros Santa Isabel e Cidade Verde. Ela faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira.
A avenida Ciríaco Cândia se encontra com a Miguel Sutil e para que os veículos trafeguem no sentido à esquerda foi necessário construir uma nova alternativa sob a pista existente. Atualmente, não existe a opção para quem quer retornar à esquerda no sentido da Arena Pantanal, centro da cidade, saída para Chapada dos Guimarães e outros destinos.
Para a escavação e colocação dos dutos de drenagem desta trincheira, está sendo feita uma interdição parcial na av. Ciríaco Cândia e o trânsito foi reduzido para uma faixa por sentido de tráfego entre o trevo da Miguel Sutil e a ponte Mário Andreazza, que dá acesso ao município de Várzea Grande. As interdições no local devem durar sete meses.
TRINCHEIRA TRABALHADORES/JURUMIRIM- INTERDIÇÃO TOTAL
A obra da construção da trincheira servirá para aliviar o trânsito na Avenida Miguel Sutil, eliminando dois pontos críticos de congestionamento nos trevos das avenidas Jurumirim e Dante de Oliveira.
A interdição ocorre nas proximidades da entrada do Jardim Leblon, avançando até a rotatória da avenida Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim), nas duas pistas de tráfego.
Para dar celeridade no andamento da construção, o bloqueio do trânsito neste trecho está sendo fundamental para o início das obras de drenagem, escavações, deslocamento da rede pública (postes, cabos de energia, telefone e internet) e colocação do muro de arrimo. O prazo para conclusão da trincheira é de 18 meses.
TRINCHEIRA VERDÃO – INTERDIÇÃO TOTAL
Visando remodelar e adequar a segurança viária e o trânsito nas imediações da nova e moderna Arena Multiuso Pantanal, a trincheira do bairro Verdão ficará pronta em 12 meses.
Com 460 metros de extensão, a construção da trincheira obriga o trânsito a ficar completamente bloqueado entre a rotatória do bairro Cidade Alta e a rotatória do bairro Verdão.
Este será o primeiro trecho da construção da trincheira e após a conclusão desta etapa, a interdição ocorrerá entre as imediações da entrada do bairro Santa Isabel até a rotatória do bairro Verdão.
TRINCHEIRA SANTA ROSA – INTERDIÇÃO TOTAL
O projeto que visa à construção de uma trincheira irá revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros da capital, entre eles Goiabeiras e Santa Rosa. A obra na rotatória no bairro do Santa Rosa terá 520 metros de extensão e irá ficar pronta em 12 meses.
A interdição inicia nas proximidades da entrada da rua Almirante Henrique Pinheiro Guedes e estenderá até a rotatória do bairro Santa Rosa. O bloqueio do trânsito neste trecho será fundamental para o início da implantação do canteiro de obras. O trecho interditado tem aproximadamente 310 metros de extensão.
Após a conclusão desta primeira etapa, as escavações irão prosseguir para o outro trecho da Avenida Miguel Sutil.
INTERDIÇÕES PARCIAIS
Devido à instalação de manilhas para drenagem das pistas e revitalização do asfalto, outros três pontos estão com interdições parciais. Até o final do mês de junho devem ser concluídas as obras nestes locais.
PARQUE MÃE BONIFÁCIA
O fluxo de veículos está sendo interrompido no sentido bairro Santa Rosa – viaduto da Rodoviária e redirecionado para o outro sentido da via que funcionará durante esse período em mão dupla, fluxo e contra-fluxo. Um corte foi realizado no canteiro central logo após a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, para que os veículos acessem a outra pista.
ROTATÓRIA DO CÍRCULO MILITAR
O ponto parcialmente bloqueado começa nas proximidades do Círculo Militar, sentido Várzea Grande-Cuiabá e se estende até a av. Ramiro de Noronha, no Jardim Cuiabá, totalizando 440 metros. Durante o período de interdição, o trânsito está sendo desviado para a pista oposta (sentido Cuiabá-Várzea Grande), que funciona em mão dupla nesse trecho.
ENTRE O VIADUTO CPA/VIADUTO RODOVIÁRIA
A interdição com 400 metros de extensão na Avenida Miguel Sutil compreende parte do trecho entre o Viaduto do CPA e o Viaduto da Rodoviária. Durante 30 dias o trânsito funcionará em mão dupla nesse trecho.
Fonte:Secom/MT