07/08/2012 08:50
Durante a aula inaugural do curso de medicina da Unemat, no campus de Cáceres, o governador Silval Barbosa, falou para os 30 alunos do curso aprovados no vestibular sobre o fortalecimento e a importância do curso, não só para o município, mas para todo o Estado. O governador falou também da persistência e da superação dos obstáculos que estão por vir nessa nova fase da vida dos acadêmicos e ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Unemat, lembrando os grandes avanços que já foram feitos na instituição de ensino. “Em 1998 o orçamento da Unemat era de R$ 17 milhões. Para o ano que vem, com a criação do curso de Medicina e a ampliação do campus, iremos chegar ao valor de R$ 200 milhões de recursos destinados à Unemat. Vamos continuar nesse caminho, investindo em educação e no conhecimento”, disse Silval.
As inúmeras idas a Brasília para conseguir viabilizar e sensibilizar o ministro da Educação para a instalação de mais três cursos de Medicina no Estado também foram lembradas por Silval Barbosa. “Conseguimos a autorização da instalação de mais três cursos de Medicina, dois nos campi da UFMT em Rondonópolis e Sinop e outro na rede privada no Univag. Mato Grosso é um Estado de oportundiades, mas para os gestores é feito de desafios. Estamos no caminho certo, com muitos avanços e esta oportunidade que está sendo criada aqui é fantástica”, complementou.
Silval Barbosa destacou ainda a busca constante para sempre viabilizar meios ao fortalecimento da Unemat com investimentos acadêmicos, equipamentos para os hospitais para que os alunos possam ter uma boa formação. “É muito importante a mão de obra que será deixada após a conclusão do curso aqui para Mato Grosso. Vamos buscar parcerias com o Governo Federal para sempre avançarmos mais. O trabalho hoje desenvolvido na educação refletirá na saúde pública de nosso Estado”, disse.
O reitor da Unemat, Adriano Silva, lembrou que a construção e a execução de muitos projetos, inclusive do curso de Medicina começou desde o início da atual administração estadual, meta de Plano de Governo e que hoje é realidade. “Além da saúde pública, um grande aspecto com a instalação do curso de Medicina é o social. Isso é um divisor de águas na saúde de Mato Grosso. O Governo dá passos largos em prol da população”, garantiu o reitor ao complementar que com o compromisso com o estudo e a pesquisa o resultado será um grande legado para a comunidade acadêmica e para toda a população.
Compromisso
A satisfação pela aula inaugural do curso de Medicina e o marco histórico que isso significa para a história de Mato Grosso foi pontuada pelo vice-governador Chico Daltro ao lembrar do compromisso feito pelo governador Silval Barbosa e do cumprimento do mesmo. “Essa é uma transformação que mexe com todos. Em um ano e meio de governo foi construído o alicerce e dado o passo definitivo para instalar o curso de Medicina. É um compromisso da consolidação da Unemat em Cáceres”, disse Daltro ao desejar sucesso no estudo e na carreira, com o compromisso no trabalho da saúde pública para a população que mais precisa. Na docência da Unemat há 20 anos, o coordenador diretor do Campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, disse que a importância maior está no desenvolvimento da pesquisa acadêmica e no atendimento da demanda da cidade. “Não é todo dia que se inaugura um curso. As alianças e parcerias foram determinantes para que o dia de hoje fosse possível acontecer. Juntos, todos nós estamos fazendo história”, falou ao destacar a participação da classe médica, que atua em Cáceres e que formará os novos médicos.
A coordenadora do curso de Medicina da Unemat, Cristina Mendo, agradeceu o total apoio à causa com os investimentos em saúde pública e educação de qualidade. “Cáceres é um polo de saúde, com mais de 300 mil habitantes, além da Bolívia, daí a importância de assistência médica que se consolidará a partir de agora”
Também participaram da aula inaugural a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Alves Inácio, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, o corpo docente da Unemat, além dos alunos de Medicina, deputados estaduais.
Fonte:Secom/MT