Terroristas infiltrados matam quatro soldados da Otan no Afeganistão

08/06/2013 14:23

Duas ações de terroristas infiltrados causaram neste sábado a morte de quatro integrantes das forças da Otan no Afeganistão. Os dois insurgentes vestiam uniformes do Exército afegão e estavam entre as tropas que patrulhavam duas regiões do país.

Na mais grave delas, dois soldados e um civil norte-americanos foram mortos após uma discussão com um dos efetivos do Exército afegão em operação na Província de Paktika, no oeste do país. O homem que atirou contra os americanos foi baleado e morto em seguida.

Mais cedo, um soldado italiano foi morto e três ficaram feridos quando uma criança atirou uma granada contra um comboio da Otan na Província ocidental de Farah.

Segundo autoridades locais, os militares voltavam de manobras com as forças afegãs quando um terrorista infiltrado entre o Exército local lançou uma granada dentro do blindado onde estavam os soldados.

Com as quatro mortes deste sábado sobe para 16 o número de soldados de tropas internacionais mortos no Afeganistão este mês. Na quinta (6), sete soldados georgianos foram mortos em um ataque suicida com carro-bomba na província de Helmand.

Nenhum grupo reivindicou as ações, mas o principal suspeito é o Taleban, que nos últimos meses afirmou que pretendia infiltrar mais insurgentes dentro das forças de segurança para que consiga matar mais soldados do governo e conseguir mais armas e munição.

A tática causa preocupação das forças afegãs, que serão responsáveis pela segurança do país a partir de 2015, com a saída da força de coalizão ocidental, no final do ano que vem.

O grupo armado controlou o país na década de 1990 e combate contra o governo comandado por Hamid Karzai, que considera ilegítimo. Eles foram expulsos do poder em 2001, após a chegada das tropas ocidentais ao Afeganistão, lideradas pelos Estados Unidos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Tags: