Iranianos vão às urnas para escolher novo presidente

14/06/2013 11:06

Os iranianos começaram a votar nesta sexta-feira (14) para eleger o presidente do país, com os reformistas unidos em torno de um único candidato contra os conservadores, quatro anos após a polêmica reeleição de Mahmud Ahmadinejad.

As seções eleitorais abriram às 8h locais (0h30 Brasília) e fecharão após dez horas de votação, mas diante de grande afluência poderão permanecer abertas até meia-noite.

Mulher iraniana vota ao lado de sua filha em zona eleitoral em Teerã (Foto: Atta Kenare/AFP)

Em seu primeiro pronunciamento após o início da eleição, o Ministro do Interior do Irã, Mostafa Mohamad Najjar, disse que a participação é elevada em muitos lugares e que não ocorreram incidentes até agora.

A disputa está entre Hasan Rohani, um religioso moderado de 64 anos e candidato único dos reformistas, e três candidatos conservadores: o ex-chanceler Ali Akbar Velayati, o prefeito de Teerã, Mohamad Bagher Ghalibaf, e o chefe das negociações nucleares, Said Jalili.

O guia supremo da República Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, principal personalidade do país, pediu aos eleitores que compareçam em massa às urnas, e não manifestou publicamente apoio a qualquer candidato.

Dos oito candidatos selecionados pelo Conselho de Guardiões, dois renunciaram. Quatro deles são ultraconservadores e próximos do líder supremo.

No dia 21 de junho haverá o segundo turno caso nenhum dos candidatos obtenha 50,1% dos votos. Os primeiros resultados devem ser anunciados no sábado.

Hassan Rowhani, candidato moderado à presidência do Irã, deposita seu voto em urna em Teerã nesta sexta-feira (14) (Foto: Atta Kenare/AFP)

Mais de 50,5 milhões de eleitores estão convocados para designar o sucessor de Ahmadinejad após dois mandatos consecutivos.

Também serão escolhidos hoje os 126 mil representantes municipais, nas eleições locais que, pela primeira vez, ocorrem em conjunto com a escolha presidencial.

Mais de 60 mil centros eleitorais, com 130 mil urnas, foram instalados em todo o território do país para receber os votos dos 50,5 milhões de eleitores maiores de 18 anos.

O resultado das eleições de hoje será divulgado pelo Ministério do Interior, provavelmente em menos de 48 horas, e depois haverá um período de reivindicações que será resolvido pelo Conselho de Guardiões, o organismo religioso que supervisiona a vida política do regime teocrático, que vai promulgar o resultado definitivo.

Mais de 300 mil policiais foram mobilizados para garantir a segurança das eleições em todo o país, segundo afirmou o chefe da Polícia Nacional, o general Esmail Ahmadi Moghadam, e terão o apoio dos militares do Corpo de Guardiões da Revolução e milicianos dos Voluntários Islâmicos (Basij).

Como medida de segurança, desde ontem e até amanhã, a passagem fronteiriça de Mehran – na divisa com o Iraque – permanecerá fechada de acordo com o governador da região, Hoyatola Nasiripur. O ministro do Interior, Mostafa Mohamad Najjar, disse que também podem ser fechados outros pontos das fronteiras internacionais.

Homens fazem fila para votar em mesquita em Qom, ao sul de Teerã, nesta segunda-feira (14) (Foto: Mohammad Akhlagi/Far News/Reuters)

Fonte: g1

Tags: