Trilhos do VLT começam a chegar em outubro, diz Secopa

20/07/2013 23:55

Os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começam a chegar à Capital a partir de 1º de outubro – dez meses após a data inicialmente prevista, em janeiro deste ano. As informações são da assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

De acordo com a pasta, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande confirmou a entrega de 10 km de trilhos, que serão alocados no Complexo Operacional do VLT – mais especificamente, no centro de manutenção – ,que está sendo construído próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Os primeiros trilhos serão do tipo “vignole”, diferentes dos demais que serão implantados ao longo dos 22,2 km de via permanente do VLT e específicos para a área de manutenção.

Ao todo, estão sendo construídos 100 km de trilhos para o VLT cuiabano, na Espanha e na Polônia, que, à medida que forem sendo entregues, passarão a ser assentados imediatamente.

Os 40 carros do VLT – que estão sendo construídos na Espanha – também estão com cronograma atrasado.

Duas composições – compostas por sete vagões cada – deveriam ter embarcado para a Grande Cuiabá em maio deste ano, o que não ocorreu.

VLT

Com pouco mais de 34% das obras concluídas, as obras do VLT tem prazo de conclusão para 13 de março de 2014.

A obra de R$ 1,477 bilhão está sendo executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos.

O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Esse trajeto contará ainda com dois terminais de integração (CPA e André Maggi).

Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km, com um terminal de integração no Coxipó.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Nessas vias serão construídas 33 estações (22 no Eixo 1 e 11 no Eixo 2), bem como três terminais de integração e obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), necessárias para implantação do modal.

Fonte: Midia News

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