Brasil perde mercado de farelo e óleo de soja; volume processado caiu 38%

24/07/2013 14:05

Os números da agroindústria mostram uma dura realidade para o mercado do farelo e óleo de soja no Brasil. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entidade responsável pelo setor,  mostram que o volume processado entre janeiro e maio caiu 38% na comparação com o mesmo período de 2012.

O Brasil deve esmagar 37,5 milhões de toneladas de soja e 39 milhões de toneladas devem deixar o país na forma de grão.

Sem matéria-prima, pela primeira vez a indústria nacional deve processar um volume inferior ao movimentado pelo mercado exportador. No 1º trimestre, a ociosidade da indústria chegou a 45% e hoje está em 35%, conforme dados da Abiove.

Um único fato, ocorrido no final do ano passado, contribuiu para este panorama: a quebra de safra nos Estados Unidos e parte da Argentina (a maior parte da produção do grão vai para o exterior). Para reverter este quadro, o mercado começa a ser pressionado pela expectativa de uma retomada da produção nos Estados Unidos – o que significa preços frágeis e mais propensos à queda.

Grãos

Na contramão, as exportações de soja em grão acumulam alta de 11,7%, com um total de 26,1 milhões de toneladas embarcadas no primeiro semestre, informou a AF News Análises.

Como a prioridade foi exportar grãos, as vendas externas brasileiras de farelo e óleo de soja também despencaram no primeiro semestre, 22% e 75%, respectivamente.

Fonte: Olhar Direto

Tags: