Candidatos em concurso suspenso de MT poderão sacar valor de inscrição

16/09/2013 20:03

Os candidatos do concurso público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), suspenso no final de julho, poderão sacar o valor da taxa de suas inscrições no certame. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) no site da ALMT, segundo a qual o processo de devolução dos valores começará no próximo dia 16. Apesar de informar a respeito do ressarcimento, a ALMT ainda não divulgou data para relançar o edital do certame, cujo propósito é preencher 430 vagas e formar cadastro de reserva.

Após desistir da realização do concurso, a empresa IDP Cursos e Projetos informou, por meio da ALMT, que os valores ficarão disponíveis na modalidade de Ordem de Pagamento (OP) em qualquer agência do Banco do Brasil.

Para requerer a devolução do dinheiro, o candidato deverá apresentar documento de identidade e de Cadastro de Pessoa Física (CPF). O valor poderá ser sacado nas agências em até 60 dias.

Concurso suspenso

Lançado para preencher postos de trabalho no Poder Legislativo de Mato Grosso e formar um cadastro de reserva, o concurso da ALMT acabou sofrendo suspensão no final de julho após entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apontarem indícios de irregularidades e desajustes no edital.

O MCCE denunciou direcionamento nas disposições do edital de forma a beneficiar servidores comissionados da ALMT. Já a OAB reclamou de não haver um edital separado para procuradores legislativos.

Pressionada, a ALMT resolveu suspender o edital. Desde então, uma comissão tem realizado retificações no documento de forma a atender as reivindicações e evitar mais espaço para questionamentos. A data de relançamento do edital já foi remarcada três vezes e o contrato com a IDP Cursos e Projetos para a condução do certame foi rompido após desistência da empresa.

Além das denúncias de irregularidades, o distrato foi assinado – segundo o presidente da ALMT, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) – devido a uma sensação de insegurança: a IDP jamais havia organizado um concurso público antes. A própria empresa alegou que o contrato assinado previa participação de 17 mil candidatos, mas a demanda de inscrições chegou a superar 50 mil.

Depois disso, a ALMT cogitou duas empresas para conduzir o concurso público. Nesta semana, o deputado Romoaldo Júnior informou que já detinha uma minuta do contrato com a instituição substituta e até um cronograma dos trabalhos, mas ainda não confirmou o nome da empresa, tampouco estipulou uma data para relançamento do edital.

Vagas
Dentre as vagas de nível médio que devem ser preenchidas pelo concurso estão as de almoxarife, arquivista de TV, arquivista documental, auxiliar de repórter cinematográfico de TV, auxiliar técnico de TV, editor de imagens, editor de pós-produção, editor gráfico, fotógrafo, garçom, motorista, operador de áudio de TV, operador de master de TV, operador de som, operador de vídeo de TV, produtor programador de TV, radialista, secretário, serviços gerais, técnico de manutenção de TV, técnico em eletricidade, técnico em informática, técnico hidráulico e técnico legislativo de nível médio.

Já para nível superior – exceto o cargo de procurador legislativo – há vagas para administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, bibliotecário, contador, economista, editor de texto, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro elétrico, fisioterapeuta, jornalista, pauteiro de TV, professor de espanhol, professor de inglês, professor de português, psicólogo, publicitário, repórter apresentador de TV, repórter cinematográfico de TV, revisor e técnico legislativo de nível superior.

Fonte: G1 MT

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