Multa e guincho valem a partir de hoje para quem burlar nova norma na Avenida Isaac Póvoas

23/09/2013 12:24

O tempo de adaptação às mudanças ocorridas no trânsito na Avenida Isaac Póvoas por conta da recém-implantada faixa exclusiva de ônibus chegou ao fim. A partir desta segunda-feira (23), os motoristas que não respeitarem a sinalização e insistirem em trafegar pelo corredor serão penalizados pelos agentes de trânsito, os amarelinhos, da Capital.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), a multa para os infratores é de R$ 52. A penalidade também retira três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Durante toda a primeira semana de implantação da faixa, o RepórterMT flagrou o cenas de desrespeito e falta de atenção à nova sinalização da via.

Muitos motoristas insistiram em estacionar na faixa, atrapalhando o fluxo dos veículos do transporte coletivo e também dos táxis, que, com passageiros, podem trafegar pelo corredor, assim como as ambulâncias.

No entanto, os motoristas que continuarem estacionando no local, poderão ter seus veículos guinchados, também a partir desta segunda-feira.

Rejeição X Aceitação

Aos olhos dos comerciantes, a implantação da faixa não favoreceu as lojas da região. Muitos reclamam que a falta de infraestrutura da Avenida já prejudica o estacionamento dos veículos, e com a limitação do espaço, complica ainda mais. “Essa faixa exclusiva vai complicar ainda mais o estacionamento para os nossos clientes. Cuiabá ainda não está pronta para ter essa ‘modernidade’, estamos com a cidade inteira em obras, e o trânsito está complicado para todos os lados”, diz Anderson Diego da Silva, gerente de uma loja de tintas.

No entanto, para o secretário da SMTU, Antenor Figueiredo, há males que vêm para o bem. “Essa era uma necessidade para dar fluidez ao trânsito de Cuiabá, é um mal necessário”.

Mesmo não tendo agradado aos comerciantes da região, os motoristas dos ônibus estão comemorando a nova mudança no trânsito. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Ledevino Conceição, mesmo tardia, a implantação é vista com bons olhos. “Isso era mesmo necessário em Cuiabá, não podemos manter as avenidas como se fossem campos de batalha onde carros e ônibus disputam espaço. A decisão da Prefeitura foi muito bem recebida entre os profissionais”, diz.

A faixa exclusiva agilizou o tempo em que um ônibus demora para percorrer as avenidas onde foram implantadas, o percurso que demorava em média de 20 minutos para percorrer, com a mudança, o tempo médio é de 10 minutos em horário de pico. “Essa mudança agradou e muito os usuários do transporte coletivo, todos estão chegando com aos seus compromissos”, diz Ledevino.

Fonte: Reporter MT

Tags: