Internautas flagram agentes de trânsito cometendo infrações pela cidade

27/09/2013 17:27

A indignação da população sobre os atos infracionais e irregulares praticados pelos agentes de trânsito e funcionários da Prefeitura de Cuiabá está cada vez maior. Veículos oficiais estacionados em cima de calçadas, agentes de trânsito pilotando com a viseira aberta e parando em locais proibidos. Os flagrantes são inúmeros, e com o aumento deste tipo de comportamento, praticado por servidores públicos, cada cidadão é mais um vigilante dos erros feitos por quem deve dar o exemplo e promover o respeito as leis que regem o convívio cívico.

Seguindo a linha do flagra feito na tarde desta quinta-feira (26) por uma jornalista do Olhar Direto, que fotografou um agente de trânsito, fardado, estacionando seu carro ao lado de uma calçada sinalizada com faixa amarela e placas de proibido estacionar, outros leitores do portal também nos enviaram flagras de infrações cometidas por servidores, que deveriam orientar os cidadãos como proceder corretamente em vias públicas.

Em algumas fotos, internautas presenciaram uma picape Fiat Strada da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos(SMTU) estacionada em cima de uma calçada nas proximidades da Secretaria de Saúde, no bairro do Porto. O veículo é conduzido, exclusivamente, por agentes de trânsito conhecidos em Cuiabá como ‘amarelinhos’.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a multa por estacionamento irregular vai de R$ 53,24 a R$ 127,69. Além disto, o condutor recebe pena de três a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em outro flagra feito pelo repórter fotográfico Euclides Junior, os ‘amarelinhos’ estão conduzindo duas motocicletas da SMTU com a viseira levantada. O que parece ser normal entre os condutores de motos pela cidade é um ato infracional, e caso aluno em teste para tirar a CNH seja flagrado com a viseira levantada é automaticamente é reprovado.

Pelas ruas, mesmo após estar em posse de sua CNH, muitos motociclistas estão pilotando com a viseira levantada e em blitz, os agentes punem os condutores com multas, e em certas ocasiões até apreendem a carteira do condutor. “Mas se a lei é para todos, porque os amarelinhos flagrados estão pilotando com elas levantadas? Será que só eles podem infringir a lei?”, questiona o profissional.

A irregularidade cometida pelos profissionais da SMTU em plena Avenida Getúlio Vargas é ato infracional, segundo o artigo 244 do CBT, pode acarretar em multa e apreensão da Carteira de Habilitação.

Fonte: Olhar Direto

Tags: