Valcke critica Arena Pantanal, mas nega mudança de discurso

11/10/2013 20:00

Após visita rápida o canteiro da Arena Pantanal, esta semana, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke que deixou Cuiabá elogiando as obras da Copa do Mundo na cidade, apresentou outro tom nesta quinta-feira (10). Ele manifestou sua preocupação com três estádios da Copa do Mundo, onde incluiu Cuiabá. Brasília e Curitiba também foram alvo de críticas.

O dirigente da Fifa deixou claro que não está muito satisfeito com o que viu na Arena Pantanal, já que pediu atenção redobrada com relação ao prazo de entrega. O francês tomou conhecimento que a Arena Pantanal teve a instalação de cadeiras interrompida porque foram comprados assentos muito caros e de qualidade superior à necessária. Assim como Cuiabá, Curitiba também entrou no foco das preocupações depois de ter a obra embargada por falta de segurança para os operários.

O outro estádio que recebeu críticas do secretário-geral foi o Mané Garrincha, em Brasília, que já foi entregue e está em fase de testes para a Copa do Mundo. Segundo Vacke, a qualidade do gramado do Mané Garrincha não agrada e não está no padrão para receber jogos da Copa do Mundo.

Quando esteve em Cuiabá, Valcke não fez qualquer crítica quanto à preparação de Cuiabá para o Mundial, salientando que a cidade está cumprindo o cronograma e não preocupa a Fifa. Para ele, o foco é o estádio e ‘tudo aponta que a obra estará pronta ainda este ano’.

Embora tenha admitido que a atenção deve ser redobrada em Cuiabá, Valcke evitou polêmicas. A assessoria de imprensa da Secopa informou que “ele não mudou o discurso”.

Tanto a Arena Pantanal quanto o estádio de Curitiba precisam estar prontos até o dia 31 de dezembro. Ambos estão chegando a 90% da conclusão conforme dados publicados em setembro. No último apontamento do Tribunal de Contas do Estado, com dados relativos ao mês de julho, a Arena Pantanal estava com 80% da obra concluída.

No relatório divulgado em setembro, o TCE não publicou o percentual da obra concluída, mas pontuou que “a considerar as últimas medições e a entrada de novos contratos – TI e cadeiras – os atrasos são muito preocupantes e é necessário celeridade como nunca foi implementada para que o estádio seja entregue em dezembro. O conselheiro do TCE, Antonio Joaquim chegou a sugerir a contratação de um ‘xerife’ dentro do canteiro.

Junto com a Fifa, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) pressiona para a conclusão das novas arenas. De acordo com assessores do COL, é necessário que as arenas sejam concluídas com pelo menos seis meses antes da Copa para que possa ser testada em todos os níveis.

Em janeiro, a Arena Pantanal poderá ser palco de sua primeira competição oficial. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a criação da ‘Copa Verde’, competição que terá times das regiões Centro-oeste, Norte e do Espírito Santo. Campeão terá vaga na Sul-Americana de 2015. Se confirmada, a disputa deverá ter Cuiabá e Mixto como os representantes mato-grossenses do torneio que deve reunir 16 clubes e ser disputado no sistema ‘mata-mata’ entre os dias 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2014. Essa competição pode valer uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015. Atualizada às 15h30.

Fonte: Olhar Direto

Tags: