Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá na noite desta terça-feira

05/11/2013 12:23

O sonho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começa a se transformar em realidade nas próximas horas. O primeiro trem do VLT deve chegar na noite desta terça-feira (05), a Cuiabá e poderá ser visto por moradores da capital amanhã (quarta-feira), ainda sobre as carretas que o transportam. O anúncio da chegada da primeira composição, com sete vagões, foi feito com exclusividade pelo secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães ao Olhar Copa.

Há mais de uma semana na estrada, desde sua saída do Porto de Santos (SP), a primeira das 40 composições do VLT cuiabano, transportadas em carretas especiais e acompanhada por um grupo de batedores, entrou em solo sul-mato-grossense na manhã desta segunda-feira (04), segundo o secretário Maurício Guimarães que foi informado de sua chegada ao Porto Seco (Distrito Industrial), entre a noite de hoje e a a madrugada desta quarta-feira.

De acordo com o secretário da Secopa, os vagões ficarão durante a noite no Porto Seco e no início da manhã desta quarta-feira, farão um ‘desfile’ por algumas das principais vias de Cuiabá e Várzea Grande, antes de serem acomodados nos trilhos do Centro de Comando de Operações, que fica nas imediações do Aeroporto Marechal Rondon. No local, cerca de 500 metros de trilhos já estão assentados para que possam receber a primeira composição do VLT.

“Estivemos visitando a área que servirá como Centro de Manutenção e Comando Operacional nesta segunda-feira. Os trilhos estão instalados e prontos para receber a primeira composição. Por enquanto, são 500 metros de trilhos prontos, mas até o final de semana, dois quilômetros estarão assentados e aptos para receber as outras 39 composições”, informou Maurício Guimarães, adiantando que mais 20 composições estão embarcadas a caminho do Porto de Santos e devem chegar nos próximos dias ao Brasil. No entanto, a chegada a Mato Grosso só deve ocorrer em dezembro ou janeiro de 2014. Em janeiro, devem ser embarcadas na Espanha as 19 composições restantes.

Guimarães ressalta que “enquanto esses trens não chegam, vamos trabalhar com a primeira composição que servirá para todos os testes de rodagem e treinamento dos profissionais aqui mesmo em Várzea Grande”. Ele observa que o consórcio construtor das obras do VLT prossegue à todo vapor com várias frentes de trabalho em Cuiabá e Várzea Grande a fim de atingir a meta de entregar os dois ramais – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro – até 2014. O secretário da Secopa lembra que a prioridade hoje é a conclusão da linha Aeroporto-CPA antes da Copa do Mundo. O governador Silval Barbosa já admitiu a conclusão do modal até o fim de 2014.

O secretário acredita que a chegada do primeiro trem do VLT e a inauguração das primeiras grandes obras da mobilidade urbana, a exemplo dos viadutos do Despraiado, Sefaz, UFMT e MT-040 ainda este mês, fará o cenário ficar mais animador para a população cuiabana que vem sofrendo com os transtornos provocados pelas intervenções por toda a capital. “Vamos começar a contemplar um novo panorama nas próximas semanas. A Copa está começando para Cuiabá”, exaltou.

O VLT – O novo modal do transporte que vai operar em Cuiabá e Várzea Grande prevê a construção de 33 estações em duas linhas troncos: a maior será a que vai ligar o CPA ao Aeroporto. A outra linha sairá da avenida Fernando Correa da Costa com destino à praça Bispo Dom José, onde haverá integração entre as duas linhas troncos. Serão 22,2 quilômetros de trilhos.
Considerado o mais moderno sistema de transporte da América Latina, o VLT em Cuiabá estará interligado ao sistema de transporte coletivo municipal das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, com apoio das frotas de ônibus. Assim, o meio de transporte que vai cruzar as duas cidades, será muito mais rápido e livre dos congestionamentos que hoje são o principal gargalo do trânsito na capital.

De acordo com os técnicos executores da obra, a construção de um quilômetro de trilhos (sem contar obras de estações) quando o fluxo de trabalhos acelerar, deve durar em média quatro ou cinco dias. O consórcio estima que em ritmo acelerado, podem ser instalados 300 metros de trilhos por dia.

DADOS SOBRE O VLT

O VLT cuiabano prevê um sistema com 40 composições de 44 metros cada. Cada uma destas composições comporta até 71 passageiros sentados. Com uma composição em tráfego por estação no intervalo de 3 minutos, nos horários de pico, haverá uma demanda de até 8 mil passageiros. O VLT conviverá com o trânsito em uma via prioritária, mas deverá respeitar a sinalização. O novo sistema prevê a instalação de sinalizadores para sincronia com o tráfego normal de veículos. Assim, o VLT terá a prioridade de tempo nos semáforos. Um sistema matemático calculará o tempo para as composições alternarem velocidade e executarem cruzamento de vias sem a necessidade de parada.

A velocidade máxima pode atingir os 70 quilômetros por hora, mas a média deve ficar na casa dos 35 quilômetros horários, considerando as paradas em estações. Por ser um sistema que depende da energia elétrica (é alimentado por fiação aérea), o VLT está sujeito a ficar parado no caso de falta de luz.

CARACTERÍSTICAS

1. Velocidade máxima: 70 km/h.
2. Velocidade comercial (média): 35 km/h.
3. Largura do veículo: 2,40 metros
4. Extensão do veículo: 43 metros de comprimento
5. Quantidade: 40 veículos na frota total
6. Capacidade: 400 passageiros por veículo
7. Estimativa de 12 mil passageiros/hora no horário de pico/dia.
8. Distância das estações: entre 500 e 600 metros

Eixo Aeroporto-CPA

• 15 km de extensão
• 2 terminais de integração (CPA 1 e André Maggi/Aeroporto)
• 22 estações de integração
• 4 trincheiras (Zero km, FEB/Cristo Rei, rua Trigo Loureiro, rua Luis Felipe)
• 2 viadutos (aeroporto e Sefaz)
• 1 ponte sobre o Rio Cuiabá
• Reforço do canal da Prainha
• Integração com eixo Centro-Coxipó

Eixo Coxipó-Centro

• 7,2 Km de extensão
• 1 terminal de integração (Coxipó)
• 11 estações de integração
• 3 viadutos (MT-040, avenida Beira-Rio e UFMT)
• 2 pontes sobre o Rio Coxipó
• Integração do o eixo CPA-Aeroporto (Centro-Cuiabá)

Fonte: Olhar Direto

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