Foco do Governo se volta para inauguração de novas obras da Copa esta semana

11/11/2013 11:38

Passada a euforia do desfile da primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, na última sexta-feira (08) as atenções do Governo do Estado se voltam para dois eventos, esta semana. Logo nesta terça-feira (12), o governador Silval Barbosa deve conceder entrevista coletiva no Centro de Manutenção (CM) de Várzea Grande, onde mostrará à imprensa, o primeiro trem do VLT sobre os 50 metros de trilhos assentados recentemente.

Provavelmente, nesta coletiva, o governador deve fazer o anúncio da entrega das primeiras grandes obras da mobilidade urbana. Devem estar incluídos nesse segundo ‘pacote’ os viadutos do Despraiado, na avenida Miguel Sutil e da Sefaz, na avenida do CPA. Outras obras que devem ser inauguradas ainda este mês, são a trincheira Ciríaco Cândia, nas proximidades da trincheira do Verdão, a avenida Juliano Costa Marques (fundos do Pantanal Shopping) e a duplicação da ponte Mário Andreazza.

A entrega de dois viadutos ainda é uma incógnita para o mês de novembro. São eles o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o da MT-040, no trevo de acesso ao bairro Parque Cuiabá. Embora adiantadas, essas obras ainda não estão prontas e nem parecem estar muito perto da conclusão. Em entrevista coletiva, no mês passado, Silval Barbosa prometeu a entrega destas intervenções para este mês. Porém, recentemente, ele admitiu que esses dois viadutos podem ter inauguração remarcada para dezembro.

Desde a entrega do primeiro ‘pacote’, no mês de outubro, com inauguração das cinco primeiras obras da Copa em Cuiabá – duas pontes sobre o Rio Coxipó, sendo uma no Praeirinho e outra no bairro Jardim das Palmeiras e ainda três pavimentações, no entorno delas –, o Governo do Estado não fala em outra coisa, a não ser na entrega rápida de pelo menos 50 obras até o final do ano.

Conforme o planejamento do Governo, deveriam ocorrer pelo menos duas entregas de obras na semana passada, mas a chegada do primeiro trem do VLT teria tirado o foco das inaugurações e o mês de novembro já está chegando a sua segunda quinzena em branco. O que mais chamou a atenção foi o fato de nenhum político, tanto do Estado, como do Município – sequer deputado ou vereador – comparecer ao ‘desfile’ dos vagões do VLT na última sexta-feira.

A semana que só está começando promete muita correria para a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e ao Governo do Estado. A ordem é para as construtoras cumprirem seus contratos o mais rápido possível, mantendo a qualidade. A expectativa é de que pelo menos três ou quatro intervenções pequenas – que já estão dentro da lista de obras concluídas – sejam entregues até a sexta-feira.

Para 2014, o Governo do Estado tem em mente cuidar de três grandes obras: a implantação do VLT, a ampliação do aeroporto Marechal Rondon e a trincheira Jurumirim. Embora trabalhe contando com a conclusão da Arena Pantanal até 31 de dezembro deste ano, o governador Silval Barbosa já admitiu uns 10 ou 15 dias de atraso em sua entrega.

Fonte: Olhar Direto

Tags: