Membrana de revestimento começa a ser instalada na fachada metálica da Arena

23/11/2013 13:00

A membrana de revestimento da fachada metálica da Arena Pantanal começou a ser instalada no setor Norte do estádio nesta semana. Esse serviço de acabamento é a última etapa da fachada lateral e ocorre após a fixação do policarbonato alveolar, mesmo processo que será realizado nos demais setores – Sul, Leste e Oeste.

Ao todo serão 25.300 m² do material.   Dividida em três partes, a fachada será composta no topo por policarbonato e membrana, na área intermediária será instalada somente a membrana, e na parte inferior, próxima ao solo, a tela expandida.   De cor verde, a membrana é perfurada e atende ao projeto que prevê ventilação entre a área externa e a interna do estádio, principalmente em dias ensolarados, reduzindo as ilhas de calor. Na maquete do estádio já divulgada, a membrada aparece na cor prata, mas é apenas ilustrativa, pois a cor verde foi definida desde o início do projeto. O material é anti-chamas, composto 50% por PVC e 50% por fibra têxtil.

O policarbonato também possui esta característica de amenizar o clima em dias mais quentes, já que conta com a tecnologia refletiva que reduz a temperatura do interior da obra. Diferente do policarbonato maciço, que será instalado na área frontal das coberturas das arquibancadas, o revestimento da fachada é mais espesso e possui cavidades. Ambos irão proporcionar proteção aos torcedores, principalmente em dias de chuva. O policarbonato alveolar é uma chapa lisa, com tratamento ultravioleta que é mais resistente que o vidro e possui garantia de 10 anos.

Cobertura   A instalação do telhado metálico está finalizada no setor Norte da Arena Pantanal. Esta é a primeira etapa do sistema da cobertura, que é composta também pela aplicação do isopor, do isolante térmico e por último da membrana de revestimento. Quando finalizadas, as quatro arquibancadas oferecerão 26.800 m² de proteção para os torcedores.

O sistema se adapta às diversas geometrias arquitetônicas e atende as normas relativas à sustentabilidade, conforme os requisitos para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o atestado de “construção verde”.    A cobertura definida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão. Também não possui incorporação de ingredientes plasticidas ou cloridratos e tem vida útil ilimitada.

Fonte: 24 Horas News

Tags: