Depredação em terminal de MT causa prejuízo de R$ 500 mil, diz associação

01/12/2013 09:21

Foto: Ilustração

O prejuízo causado pela depredação no terminal de ônibus André Maggi, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, feita por vândalos durante protesto na sexta-feira (29), é de cerca de R$ 500 mil. A estimativa é da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), que ainda não sabe quando vai começar a restauração do material destruído. No total, 24 pessoas foram autuadas, sendo 12 delas menores de idade.

A destruição começou durante manifestação contra a nova forma de cobrança da tarifa. Pessoas pessoas encapuzadas e com pedaços de pau aproveitaram a ocasião para destruir o terminal. Catracas que dão acesso às áreas de embarque foram arrancadas e jogadas na pista de passagem dos ônibus, impedindo-os de circular. Assentos dentro do terminal também foram danificados, segundo a Polícia Militar.

O protesto começou no final da tarde, porque as mudanças estariam comprometendo o sistema de integração e não estaria funcionando da forma correta. Alguns usuários dizem, por exemplo, que estão sendo cobradas passagens a mais.

A mudança na cobrança da tarifa entrou em vigor no dia 15 de novembro, quando a integração entre a frota do municipal, que atende aos bairros, com o intermunicipal (sentido Cuiabá) começou a ser feita somente via eletrônica.

Por meio de nota, a MTU informou que o terminal está funcionando de forma precária, com uma unidade móvel da associação, para garantir a recarga dos cartões TEM Integração e Portador e ainda a venda de cartão unitário. Este último não faz integração nem em Várzea Grande e nem na capital.

A MTU diz ainda na nota que “lamenta a ação de vândalos que destruiu o terminal”. Na segunda-feira (2), deverá ser realizada uma reunião entre a associação e a prefeitura de Várzea Grande para debater o assunto.

Fonte: G1 MT

Tags: