Governo entrega na manhã desta segunda-feira mais duas obras da Copa na capital

02/12/2013 10:10

Após passar o mês de novembro com a entrega de apenas uma das sete intervenções prometidas – viaduto do Despraiado –, o Governo do Estado volta à tona com a inauguração de mais duas obras da Copa do Mundo em Cuiabá nesta segunda-feira (02). A novidade é a entrega, por volta das 8h30, da trincheira Ciríaco Cândia, a primeira do plano de mobilidade urbana visando 2014. A outra obra a ser inaugurada é a duplicação da ponte Mário Andreazza, sobre o Rio Cuiabá.

Para celebrar a entrega da trincheira denominada Antônio Ferraz de Oliveira’, em homenagem ao fundador do Sindicato dos Hoteis do Estado e da Rede de Hoteis Mato Grosso, estarão presentes o governador do Estado, Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e outras autoridades estaduais e municipais.

Tratam-se de duas intervenções do plano alternativo de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira durante a realização da Copa. As obras visam facilitar o acesso para o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande, além de desafogar a avenida Miguel Sutil nas proximidades da avenida Ciríaco Cândia.

Dessa forma, os motoristas que saem de Várzea Grande, seguirão pelo trecho duplicado da Estrada da Guarita, passando pela rodovia e ponte Mário Andreazza e, ao chegar a Cuiabá, passarão pela trincheira Ciríaco Cândia, de onde partirão rumo ao estádio.

Para que pudesse inaugurar a trincheirinha, antes do término das obras da trincheira Santa Isabel, que vai escoar o trânsito nas proximidades da Arena Pantanal, o Governo do Estado determinou a liberação de duas vias marginas, sendo uma no sentido ida e outro para volta. Era o que estava faltando após a conclusão da trincheira, há mais de três meses. Nos últimos dias, equipes da construtora, da Secopa e da SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano) trabalhou na pavimentação dessas vias laterais e nos retoques finais da trincheirinha, incluindo as sinalizações horizontal e vertical.

Sobre as obras

A trincheira Ciríaco Cândia é o menor projeto em extensão do pacote de mobilidade urbana, com 459 metros de comprimento e uma arquitetura diferenciada, no formato de uma alça. Quem vem desse ponto da Perimetral, onde a circulação de veículos em duplo sentido chegava a média de 1700 hora/pico, deverá passar pela alça de acesso construída sobre a obra apelidada de “trincheirinha” para continuar em direção ao Centro.

Para dar continuidade a esse trajeto, as laterais da trincheira Santa Isabel/Verdão – obra circunvizinha à pequena trincheira – foram pavimentadas. O motorista que trafega pelas avenidas Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza vai passar pela trincheirinha, seja pela parte superior ou inferior, pegar a faixa lateral direita da trincheira Santa Isabel/Verdão, ao lado da Feira do Verdão, e seguir pela av. Agrícola Paes de Barros rumo ao Centro.

Já duplicação da ponte Mário Andreazza dará grande fluidez aos motoristas que trafegam na região. Ela é estratégica para o aeroporto, o COT do Pari e a Arena Pantanal, favorecendo também núcleos habitacionais e industriais”, explicou o superintendente de infraestrutura da Secopa, André Ferreira. A construção da ponte em concreto pré-moldado protendido, com extensão de 228 metros e largura de 11 metros, além da adequação da ponte já existente foram executadas pela Atrativa Engenharia Ltda. A obra foi realizada com recurso obtido por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 11 milhões.

Pistas anexas foram construídas para atender os pedestres, aumentando a segurança. “A construção destas pistas para população que anda a pé facilitou muito, além se ser mais seguro. Antes era muito arriscado passar por aqui”, garante o auxiliar de serviços gerais Romão Genuíno, que mora há 20 anos em Várzea Grande. Em horário de pico, cerca de 1.800 automóveis por sentido passam pela ponte.

As inaugurações da trincheirinha e da duplicação da ponte Mário Andreazza fazem chegar a oito – de um total de 56 – as obras Copa do Mundo entregues na capital. Já foram inauguradas duas pontes sobre o Rio Coxipó (Jardim das Palmeiras e Praeirinho) e três extensões de vias para essas pontes (outubro) e o viaduto do Despraiado, em novembro. Para o mês passado estavam previstas as entregas dos viadutos da Sefaz, MT-040 e da UFMT. Essas obras tiveram a entrega adiada para este mês. Aina esta semana o governador Silval Barbosa pode fazer o anúncio de entrega de novas obras.

Fonte: Olhar Direto

Tags: