Silval inaugura 1ª obra do VLT; trem só passa sobre elevado no final de 2014

12/12/2013 12:29

O governador Silval Barbosa (PMDB) acaba de inaugurar o Viaduto da UFMT, considerada a primeira obra do VLT, que faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014. O Elevado leva o nome do radialista e apresentador do ‘Cadeia Neles!’, da TV Gazeta, Clóvis Roberto.

Apesar da inauguração, a obra não será entregue de forma total. Apenas a parte de cima do Elevado estará liberada para o trânsito a partir desta quinta-feira (12), a parte debaixo, que faz parte das obras do Parque do Barbado, ainda estará em construção.

Nesse local, será construída uma rotatória que vai interligar a UFMT, a Avenida Tancredo Neves e o Parque do Barbado com previsão de término somente em abril de 2014.

Está previsto também a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) sobre o Elevado. Questionado sobre quando o VLT deve começar a passar por esse trecho, o governador Silval não soube responder, apenas se limitou a dizer que será a partir do ano que vem, sem definir uma data.

O secretário da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, disse que as pistas laterais do Viaduto da UFMT, que hoje vem servindo de desvio (que passa na lateral do Comper), operando no sentido Coxipó/Centro, passarão também por modificações para melhorar o tráfego no local. O Elevado, segundo Guimarães, estava com as obras atrasadas em 2 meses.

Esta é a 9ª obra a ser entregue pelo Governo do Estado desde o mês de outubro. A liberação parcial do Viaduto vai melhorar o fluxo na Avenida, que está sofrendo intervenções desde outubro de 2012. O Viaduto esta incluso no pacote de obras executadas pelo Consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande para a implantação do novo modal nas duas cidades.

A obra que estava prevista para ser inaugurada em agosto, sofreu alteração na data em virtude de um erro detectado em dois pilares de sustentação do Viaduto. Para corrigir o erro de 40 cm das vigas, foi necessária a demolição das vigas transversinas (para remoção das vigas pré-moldadas) e das transversais.

O viaduto dará passagem ao VLT e vai fazer a ligação entre a região central e o Coxipó, mas a previsão é que o novo modal comece a transitar pelo local somente após a Copa de 2014. Já que foi anunciado que somente a linha que liga o Aeroporto Internacional Marechal Rondon [Várzea Grande] até o terminal da Avenida do CPA [Cuiabá] ficará pronto dentro do prazo determinado.

ROTA

A equipe de Engenharia de Tráfego fez um estudo minucioso do trânsito e promoveu algumas adequações, principalmente para quem sai da Universidade. Na saída do desvio, ao entrar na Avenida Fernando Corrêa da Costa, as duas faixas de rolamento serão divididas, sendo que uma vai conduzir o motorista para a Avenida Tancredo Neves (onde fará a rota implantada hoje para retornar ao Centro, ou seguir para Várzea Grande) e a outra para o Coxipó.

Para quem passa sobre o viaduto no sentido Coxipó-Centro, o acesso ao shopping Três Américas continuará sendo pela rua Haiti, no bairro Jardim das Américas. Já para quem deseja ter acesso à Tancredo Neves, é necessário seguir a rota alternativa, passando também pelas ruas Buenos Aires e Cidade do México, cruzar a Fernando Corrêa, seguir em frente e entrar à direita nas ruas Governador Garcia Neto, Coronel João Lourenço e avenida Tancredo Neves.

Quem dirige na Tancredo Neves, no sentido Várzea Grande-Coxipó, poderá seguir até a av. Fernando Corrêa, virar à direita e passar pela pista lateral do viaduto para seguir em direção à região do Coxipó.

Já no sentido oposto, do Centro para o Coxipó, o acesso à av. Tancredo Neves, passando em frente ao supermercado Comper, próximo ao viaduto, também estará liberado. No entanto, não conseguirá continuar pela pista marginal, por causa da saída dos veículos da UFMT.

Para quem trafega do Centro e quer chegar à universidade, a opção é entrar na rua Governador Garcia Neto e fazer todas a rota alternativa até chegar à UFMT ou passar sobre o viaduto e fazer o retorno no 9° BEC. A entrada da universidade não sofre alteração e será feita pela pista lateral ao viaduto.

VIADUTO

As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. O elevado tem 428 metros e foi construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT. É constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT. Sob o viaduto haverá pistas marginais e uma rotatória para acesso às avenidas adjacentes.

OUTRAS INAUGURAÇÕES

A próxima obra a ser inaugurada por Silval Barbosa (PMDB) será o Viaduto localizado na MT 040, que facilitará o acesso ao município de Santo Antônio de Leverger. A previsão é para os dias 20 a 23 de dezembro.

Também existe a expectativa de ainda em dezembro ser inaugurado o Elevado da Sefaz, mas ainda não foi divulgada a data e horário da solenidade. O Governo do Estado também pretende liberar até o dia 15 deste mês o tráfego de veículos na parte superior da Trincheira do bairro Santa Rosa.

secom

secom

Governador inaugura Viaduto Jornalista Clovis Roberto

secom

Viaduto tem as pistas liberadas, mas ainda aguarda trilhos do VLT

Fonte: Reporter MT

Tags: