Após movimento em SP e RJ, jovens organizam ‘rolézinho’ em Cuiabá

17/01/2014 15:33

O movimento chamado ‘Rolezinho’- mobilizado pelas redes sociais desde o fim do ano passado e que ganhou um cunho social e político no País inteiro – chegou a Cuiabá. Centenas de jovens já se articulam pela rede social Facebook e prometem o “Rôlezin no Tchópe” no shopping Goiabeiras no bairro Duque de Caxias.

A previsão é que rolezinho aconteça no próximo dia 2 às 14 horas.  Contudo, o local da manifestação pode ser alterado, já que ainda está em votação pelos participantes do protesto.

No entanto, a primeira reunião para organizar o protesto já está marcada e acontece no próximo sábado (18) na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá.

Foto de celular
Menores em briga no shopping Pantanal em Cuiabá

A Polícia Militar confirmou que desde  que menores brigaram no Shopping Pantanal na Av. do CPA e que 40 pessoas foram detidas, um reforço policial já está sendo feito nas praças de compras durante o fim de semana e períodos noturnos.

O comandante do Comando Regional I, coronel Jadir Metello Costa, afirma que sabe da possibilidade do protesto e garante que se houver baderna excessiva, o procedimento de prisão será cumprido.

“Estamos com polícia dentro do shopping e todo tipo de ação com baderna nós vamos agir conforme a lei, prendendo quem for o responsável. Mas não estamos esperando isso”, afirmou o coronel.

A precaução do coronel se dá pelos últimos acontecimentos envolvendo os rolezinhos, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, em que vários jovens entraram nos shoppings cantando refrãos de funk ostentação nos corredores.

A repressão policial aos participantes também gerou repercussão, assim como as confusões entre os próprios participantes do evento.

Só em São Paulo, a direção de seis shoppings tiveram o respaldo de decisão judicial para fazer a triagem de clientes, inclusive, com a proibição de jovens no local.

HISTÓRICO

O início do movimento começou depois que a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou um projeto de lei que proíbe a realização de Bailes nas ruas de Sampa. Em resposta a proibição, vários cantores de Funk, convocaram os chamados rolezinhos em estacionamentos dos shoppings da capital paulista.

Robson Ventura – 14.dez.13/Folhapress
Policiais detêm jovem no shopping Internacional de Guarulhos (SP)

No dia 7 de dezembro, aproximadamente 6 mil jovens haviam ocupado o estacionamento do Shopping Metrô Itaquera e foram reprimidos. Já no dia 14, dezenas entraram no Shopping Internacional de Guarulhos cantando refrãos de funk ostentação e pelo menos, 23 foram levados à delegacia.

No dia 21, a polícia foi chamada pela administração do Shopping Campo Limpo e não constatou nenhum tumulto. Policiais permaneceram no local e entraram no shopping com armas de balas de borracha e bombas de gás.

No último dia 11, a PM de SP usou bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, além de balas de borracha contra um grupo de aproximadamente mil pessoas que se reuniram para um rolezinho no shopping Itaquera, na zona leste da cidade.

Fonte: Hiper Noticias

Tags: