Sobe para 5 número de mortos em queda de passarela no Rio

29/01/2014 14:28

Subiu para cinco o número de mortos na queda de uma passarela na Linha Amarela na terça-feira (28), no Rio. Morreu às 6h desta quarta-feira (29) Luiz Carlos Guimarães, de 60 anos, que estava internado em coma no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, no Subúrbio, após ter sofrido um traumatismo craniano e um edema (inchaço) cerebral.

Luiz Carlos estava no banco de trás do Palio, que foi esmagado pela estrutura. Pelo menos outros dois veículos foram atingidos pela passarela, derrubada por uma carreta que circulava com a caçamba levantada pela via expressa da Linha Amarela, na altura de Pilares, no Subúrbio. Ainda não há informações sobre o local e o horário do enterro da vítima.

Enterros

As vítimas da queda da passarela na Linha Amarela serão enterradas na tarde desta quarta-feira em cemitérios da Região Metropolitana do Rio. Ao todo, quatro pessoas ficaram feridas no acidente.

Os corpos de Adriano Oliveira, de 26 anos, e Alexandre Almeida, ainda sem idade divulgada, serão enterrados às 13h30 no Cemitério de Inhaúma, no Subúrbio. No mesmo local, será feito o sepultamento de Célia Maria, de 64 anos, às 13h. Familiares e amigos acompanharam o velório dela desde o início da manhã.

Já no Cemitério do Maruí, no Barreto, em Niterói, na Região Metropolitana, será enterrado o corpo de Renato Soares. A cerimônia está marcada também para as 13h.

Arte queda de passarela da Linha Amarela (Foto: Arte/G1)

Feridos
Os quatro feridos no acidente continuavam internados em unidades hospitalares na manhã desta quarta-feira. O motorista da carreta que causou a queda da passarela, Luis Fernando da Costa, de 33 anos, foi transferido para uma unidade de saúde particular. A Secretaria Municipal de Saúde não informou, no entanto, para qual unidade o paciente foi levado nem o estado dele.

Outro ferido, um homem identificado como Jairo Zenaide, de 43 anos, estava lúcido e internado na enfermaria de Ortopedia do Hospital Federal de Bonsucesso nesta quarta. Segundo a assessoria da unidade, ele passava bem pela manhã.

Levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, a ferida Gláucia Andrade estava lúcida, bem orientada e tinha estado de saúde estável nesta manhã.

Liliane Rangel, atendida no Hospital Municipal Souza Aguiar, também estava estável. As informações foram confirmadas pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Acidente
Às 9h13 de terça-feira, uma carreta derrubou uma passarela e fechou a via expressa da Linha Amarela em ambos os sentidos.

Segundo a concessionária Lamsa, que administra a Linha Amarela, o veículo (maior que 4,5 metros, limite de altura permitido naquele trecho) arrastou a passarela de metal e a derrubou sobre carros, que foram esmagados. Câmeras de segurança da via expressa mostraram que a caçamba da carreta estava aberta no momento da colisão.

De acordo com a Prefeitura do Rio, no horário em que aconteceu o acidente, não é permitido o tráfego de caminhões e carretas na via expressa.

Logotipo da prefeitura
O chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Pedro Junqueira, confirmou que a carreta da empresa Arco da Aliança era credenciada pela prefeitura para fazer a retirada de entulhos particulares, mas não prestava serviço para o município.

O veículo tinha um adesivo com o logotipo da prefeitura. No entanto, de acordo com o secretário de Conservação, Marcos Belchior, a carreta não poderia estar usando o adesivo com o logo.

Procurada pelo G1, a empresa Arco da Aliança informou que não iria se pronunciar sobre o acidente.

Polícia investiga
A 44ª DP (Inhaúma) abriu uma investigação para apurar o caso. O delegado responsável pela unidade, Fábio Asty, esteve no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na terça-feira, para ouvir o depoimento do motorista da carreta.

Além disso, testemunhas foram chamadas para depor e câmeras do circuito de segurança da via foram solicitadas à concessionária. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) também fizeram perícia no local.

Tags: