Durante a Copa, Arena e hotéis de Cuiabá terão revistas antiterrorismo

07/06/2014 12:21

Diariamente, a Arena Pantanal, os três hotéis de Cuiabá que irão acomodar as delegações da Fifa e outros locais por onde as seleções deverão passar serão vistoriados por umaequipe do Exército Brasileiro durante o período da Copa do Mundo, que começa na semana que vem. Os 70 agentes encarregados de fazer essa revista são especializados para atuar em ações antiterrorismo, de acordo com o chefe do Estado-maior da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Páulo César Ferreira de Souza.

“São medidas preventivas que serão feitas diariamente e qualquer fato novo que ocorrer as medidas cabíveis serão tomadas”, disse. A equipe atua na defesa química, biológica, radiológica, nuclear e explosiva fazendo a varredura nos locais onde houver aglomeração de pessoas e autoridades, já que, com a Copa,Cuiabá e outras cidades sedes se torna alvo potencial de ações de terroristas que buscam notoriedade em suas ações.

Uma das figuras importantes que a capital deverá receber é a presidente do Chile, Michelle Bachelet. A seleção do Chile enfrentará a Austrália no primeiro jogo em Cuiabá, marcado para o dia 13 deste mês. Os militares devem identificar possíveis ataques com a utilização de armas químicas.

Arena Pantanal em Cuiabá passará por revista (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)

Arena Pantanal em Cuiabá (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)

As seleções que vão jogar na capital ficarão em dois hotéis, um deles perto do AeroportoMarechal Rondon, em Várzea Grande, e outro na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá. Já outros integrantes das delegações devem se hospedar em um hotel na Avenida Miguel Sutil, também na capital.

O hotel em Várzea Grande acomodará as seleções do Japão, Chile, Rússia e Nigéria. Já as seleções da Austrália, Coreia, Colômbia e Bósnia, ficarão no hotel da Avenida Isaac Póvoas.

“A nossa preocupação é fazer a segurança de todos que virão para Cuiabá”, disse o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, durante a apresentação do plano de segurança para a Copa, nesta sexta-feira (6). “Estamos preparados para o pior acontecer. Qualquer tipo de crime organizado ou terrorismo que venha a atuar aqui [em Cuiabá] estamos preparados para combater”, disse.

Câmeras
Nos dias de jogos, cerca de 400 câmeras de segurança estarão voltadas para a Arena Pantanal. As imagens serão monitoradas por equipes do Centro Operacional de Comando e Controle. Prevendo o mundial, mais de 200 câmeras de videomonitoramento foram instaladas em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande.

No trecho por onde a delegação da Fifa vai passar, que compreende áreas como do Aeroporto Marechal Rondon, hotéis, centro de treinamento, Parques Fan Fest e Arena Pantanal, haverá 100% de cobertura das câmeras.

Fonte: G1

Tags: