‘Não permitiremos turismo sexual na Copa’, diz secretário de Segurança

09/06/2014 10:47

Combater o turismo sexual está entre as atribuições dos agentes de segurança durante a Copa do Mundo, em Cuiabá. Enfático, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, disse que os turistas que chegarem na capital mato-grossense com essa intenção não serão bem-vindos. “Se o turista vier fazer turismo sexual, não vamos permitir”, declarou. O assunto consta do planejamento de segurança para a Copa.

Os agentes passaram por uma capacitação voltada para a Copa, tendo como foco a exploração sexual, principalmente de crianças e adolescentes. Além do combate à exploração sexual, os profissionais aprenderam sobre operações de emergência e resgate;  tráfico de pessoas e riscos associados ao turismo; gerenciamento de crises e relacionamento com a mídia e bombas e explosivos.

“Estamos preparados para combater todos os tipos de delito, inclusive a exploração sexual”, afirmou o secretário, ao informar que para a elaboração do plano de segurança foram analisadas as últimas quatro Copas, realizadas na França (1998), no Japão e Coréia do Sul (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010).

Secretário Alexandre Bustamante.
(Foto: Josi Pettengill / Secom-MT)

O secretário de Segurana Pública de Mato Grosso, Alexasndre Bustamante. (Foto: Josi Pettengill / Secom-MT)

As ações do Ministério do Turismo de combate à exploração infanto-juvenil para a Copa do Mundo foi apresentada no mês passado em um evento realizado no Palácio Paiaguás. Na ocasião, o coordenador-geral de Proteção à Infância do órgão, Adelino Neto, comentou sobre o manual do multiplicador voltada à orientação de profissionais do setor e também incentivou o registro de denúncias por meio do disque 100 para evitar abusos sexuais.

Outras ações paralelas vêm sendo desenvolvidas em Cuiabá contra esse tipo de crime. Por iniciativa do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Mato Grosso, uma campanha foi lançada recentemente e a partir dela os mato-grossenses vão receber na conta de energia uma mensagem sobre a importância de denunciar casos de abuso sexual de crianças e divulgar do disque 100.

Faz parte da campanha a orientação aos funcionários dos estabelecimentos comerciais e a taxistas para que possam identificar e denunciar abusos que venham a ocorrer nos hotéis, restaurantes, bares e táxis.

Além disso, no mês que antecede o evento, a presidente da República Dilma Roussef (PT) sancionou a lei que torna crime hediondo a exploração sexual de crianças, assim como já são considerados os crimes de homicídio e latrocínio. Com isso, o criminoso deverá respeitar o que é previsto no caso da prática de crime hediondo, como o início da pena no regime fechado e com progressão para o semiaberto somente após o cumprimento de, ao menos, 2/5 da pena (ou de 3/5, se for reincidente), e não 1/6 como nos demais crimes.

Plantão
Os conselhos tutelares de Cuiabá também ficarão de plantão no período da Copa para atender esse tipo de ocorrência. Os profissionais vão fazer plantões na região do Bairro Santa Izabel, onde fica o conselho mais perto da Arena Pantanal, onde serão realizados os jogos.

Fonte: G1 MT

Tags: