Cão obeso perde 4 kg com exercícios e dieta um mês após ser resgatado

25/10/2014 18:14

Há quase 40 dias internado em uma clínica veterinária particular de Cuiabá, o cão obeso resgatado em uma estrada em Mato Grosso perdeu quatro quilos e apresenta mudanças comportamentais.

“Ele mudou demais. Está super feliz, interage com os outros cães. É um animal completamente diferente de quando chegou”, disse a médica veterinária Mayelli Pozzebonn, parte da equipe responsável pelo tratamento. Chamado de ‘Bolinha’, o vira-lata ainda precisa perder pelo menos mais 15 kg.

Exames realizados no animal apontaram que ele está saudável, apesar do excesso de peso e da consequente sobrecarga nas articulações. Quando foi resgatado pela ONG Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT), após ter vivido 12 anos em um posto de combustíveis na BR-34, Bolinha pesava 36,5kg e mal conseguia se locomover.

Atualmente, o cachorro passeia pelas dependências da clínica e já consegue andar sem tanto sacrifício. “Agora ele anda bastante, quer ver os outros animais. E adora carinho. O Bolinha é uma graça”, elogia Mayelli. A veterinária estima que o tratamento para perda de peso, que inclui fisioterapia, dure pelo menos até janeiro do próximo ano.

A equipe veterinária espera que Bolinha possa emagrecer até pesar entre 15 kg e 18 kg. Para isso, ele come duas porções de 200 g de uma ração especial para obesos e faz exercícios na esteira aquática duas vezes por semana. As caminhadas, que inicialmente tinham duração entre 4 e 5 minutos, deverão aumentar de forma gradativa.

Por conta do excesso de peso e para não sofrer tanto com o calor típico da capital mato-grossense, o vira-lata dorme dentro de um dos consultórios da clínica, que fica com o ar-condicionado ligado.

O caso

Bolinha foi abandonado em um posto de combustíveis entre as cidades de Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra, e acabou virando o mascote da lanchonete ao lado. O animal acabou engordando demais depois que os clientes começaram a dar comida pra ele.

Após a história te sido publicada no G1, a OPA-MT fez o resgate do cachorro, que foi liberado pelo dono do posto – que se diz responsável pelo cão – com a condição que seja devolvido após o tratamento.

Em Cuiabá, Bolinha foi levado para uma clínica na Avenida Carmindo de Campos. O tratamento dele será pago por meio de doações feitas por meio da OPA-MT ou diretamente na clínica.

Fonte: G1

Tags: