12 cidades em MT fazem protestos; interior mobiliza 10 mil populares

21/03/2015 14:00

Doze municípios de Mato Grosso registraram protestos nesse domingo (15), somando cerca de 30 mil manifestantes nas principais ruas e avenidas dessas cidades. Cuiabá foi a “campeã” na mobilização, com aproximadamente 20 mil pessoas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), embora o “Movimento Muda Brasil”, responsável pela organização, tenha contabilizado cerca de 35 mil. A maioria reivindicava o combate à corrupção assim como o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

35 mil vão às ruas em Cuiabá para pedir saída de Dilma da presidência

No interior, Sinop teria registrado o maior número de manifestantes com cerca de 3 mil pessoas nas ruas. Já as principais avenidas de Tangará da Serra e Rondonópolis foram tomadas por aproximadamente 2 mil manifestantes empunhados de cartazes e faixas de protesto. Barra do Garças contou com a mobilização de cerca de mil cidadãos. Demais municípios como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Xavantina, Diamantino e Guarantã do Norte não ultrapassaram a margem de 500 pessoas.

De acordo com a Sesp, nenhuma ocorrência foi registrada. O acompanhamento e monitoramento das manifestações no Estado contaram com o suporte de aparatos tecnológico e operacional. Em Cuiabá, por exemplo, câmeras de videomonitoramento foram instaladas em pontos estratégicos, além do imageador aéreo, aparelho acoplado em um dos helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que capturou e transmitiu as imagens aéreas de toda a manifestação.

Na internet consta imagens de outras cidades em protesto como Água Boa e Alta Floresta. Diante da ausência dessas cidades nos dados, a equipe da secretaria disse que vai conversar com a parte de Inteligência do governo, responsável pelo levantamento, retornar às 14h.

Tags: