Parque das Águas – Prefeitura lança edital para obras

03/06/2015 01:20

Após 18 meses de seu anúncio, a construção do Parque das Águas, em Cuiabá, começou a ser licitada pela Prefeitura de Cuiabá ontem (2), com publicação de edital de abertura da concorrência pública para execução do projeto, orçado em R$ 18 milhões. Com uma área de mais de 249 mil metros quadrados, o parque deverá abranger o entorno da Lagoa Paiaguás, na capital. O edital foi publicado na edição que circula nesta terça-feira do Diário Oficial dos Municípios, editado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Até a tarde desta terça-feira a Prefeitura ainda tentava viabilizar recursos federais para a execução das obras em uma reunião com o Ministério do Turismo.

Até a semana passada, a Prefeitura alegava ainda estar em busca do dinheiro do governo federal para conseguir realizar as obras do Parque das Águas. Especificamente, o problema tem sido um decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que dificulta ainda mais o acesso à verba. Em nome da atual política de austeridade e contingenciamento dos gastos do governo federal, o decreto federal em vigor limita a liberação de dinheiro em Brasília, exigindo que, para obter o benefício, os projetos precisam ter tido pelo menos a primeira medição de obra já realizada.

Ainda na semana passada o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, explicou que tentaria negociar junto ao Ministério do Turismo a abertura de uma exceção para o projeto Parque das Águas, uma vez que ele foi concebido pela Prefeitura na expectativa de receber recursos federais e numa época ainda sem as atuais diretrizes de retenção de gastos no governo.

Além disso, alegou o secretário, a Caixa Econômica Federal demorou a analisar o projeto e dar-lhe o aval necessário para a liberação de recursos federais. Quando o projeto foi finalmente aprovado, a presidente já havia assinado o decreto do contingenciamento.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, o secretário Alberto Machado encontra-se na tarde desta terça-feira em Brasília com o prefeito Mauro Mendes (PSB) justamente para tentar negociar junto ao Ministério do Turismo a liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para o Parque das Águas, no mesmo dia em que o edital de licitação foi lançado.

Conforme o edital de abertura de licitação, a concorrência deverá ser realizada às 9h do dia 6 de julho. O projeto do Parque das Águas foi desenvolvido pela Prefeitura com o intuito de se tornar um ponto turístico, de convívio social e prática de esportes na capital, logo em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, na região do Centro Político Administrativo.

A concepção do projeto inclui a instalação de uma fonte luminosa na lagoa cujo custo é estimado em US$ 2,5 milhões. Ao redor da lagoa, de 80 mil metros quadrados de lâmina d’água, deverão ser abertos 1,5 mil metros de pista de corrida e caminhada e 1,6 mil metros de ciclovia. Também deverão ser construídos dois quiosques, duas academias ao ar livre, dois parquinhos infantis e um mirante

Fonte.:G1MT

Tags: