Governo promete recuperar canteiros da capital destruídos na gestão Silval Barbosa

26/06/2015 00:10

O governo do estado pediu autorização à Justiça para restaurar os canteiros demolidos nas ruas de Cuiabá por conta da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) enquanto as obras não são retomadas. A iniciativa visa amenizar com paisagismo e recapeamento os inconvenientes causados em trechos já afetados pelo VLT nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e Tenente Coronel Duarte (Avenida da Prainha), nos quais o asfalto e os canteiros já foram comprometidos.

Já o pedido de autorização por parte da Justiça se deve ao fato de que as obras do VLT são atualmente objeto de conciliação judicial entre o estado e o consórcio de empresas responsável pelo projeto, o Consórcio VLT. Somente após o fim do processo de conciliação as obras podem ser retomadas.
De acordo com a Secretaria de estado de Cidades (Secid), o intuito do governo é retomar o quanto antes a implantação do VLT, mas as medidas paliativas foram cobradas pelo próprio governador Pedro Taques (PDT). Os recursos necessários para os trabalhos ainda deverão ser destinados.

O projeto de recuperação das áreas afetadas pelas obras agora paradas também foi apresentado aos comerciantes na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A eles, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, também explicou que, quando as obras do VLT finalmente forem retomadas, deverão ser modificadas as alterações paliativas anunciadas agora.

Medidas paliativas

Uma das medidas é a retirada dos blocos de concreto que atualmente servem para delimitar pistas na Avenida da Prainha.

Ali, perto do cruzamento com a Avenida Dom Bosco, o espaço amplo do canteiro central deverá servir como estacionamento e pista de tráfego provisória.

Na Avenida do CPA, o canteiro central demolido é mais amplo e, hoje, está tomado apenas por terra. O projeto da Secid é cobrir o espaço com brita em determinados locais e grama em outros.

Fonte.:G1MT

Tags: