Campanha política já começou; e agora?

25/08/2015 11:58

Você precisa formar uma equipe de trabalho boa e começar a treiná-la

Então, fazer o dever de casa antes que seja tarde é o melhor caminho. A opção de deixar para a última hora, além de onerosa pode te levar a perder. Escolher um consultor político de sua confiança para traçar o melhor caminho para a sua filiação partidária, já pensando e fazendo contas sobre o respeito do quociente eleitoral é fundamental.

Afinal, ninguém se elege sozinho. Assim, este pode ser o primeiro passo de muitos. Então, vamos lá…

Você precisa formar uma equipe de trabalho boa e começar a treiná-la. Apesar disso, somente depois descobrirá se são confiáveis. Nesse processo, existem muitas pessoas que trabalham para diversos candidatos ao mesmo tempo, passando informações sigilosas.

O segundo passo é descobrir qual é a sua bandeira e qual a região que você pretende ganhar votos. Voto é emoção. Experimente pegar um mapa físico e vá assinalando quem são as suas lideranças, amigos, pretensos colaboradores, deputados, políticos que não foram eleitos, entre outros.

Depois, vá mapeando, colocando números de eleitores e a quantidade provável de votos que possa conseguir em cada região que você escolheu para atuar. Não se esqueça de envolver toda sua família e, se você sentir que ela está imbuída nesse processo, você acaba de dar um passo gigante.

Feito isso você terá um mapa de sua campanha, dividido em regiões. Para pesquisa, isso é ótimo. Pasme, você verá que existem muitos lugares onde você não possui conhecimento ou controle, essa é a sua primeira leitura visual. Conhecendo as suas deficiências comece a trabalhar para saná-las.

Cuidado com as paixões, caminhar ao lado de pessoas cegas ou que não querem enxergar. Neste caso, o resultado sempre é fatal.

Gente, campanha para prefeito é feita no atacado e nunca só no varejo. Nunca como a de vereador que é feita corpo a corpo. Partindo dessa premissa, as suas reuniões principais serão com líderes de cada região, de cada bairro. Traga-os para sua campanha e, só assim, conseguirá maior número de votos.

Não se fala mais somente de internet, agora são as mídias digitais relevantes. E, neste pleito, mais do que nunca será fundamental. Mas, pelo amor de Deus, não deixe seu sobrinho administrar esse processo, a coisa tem que ser profissional e full time, pois são diversas ferramentas com características diferentes, e só com uma empresa você conseguirá um bom resultado.

Atualizar-se através de um Mídia Training, independente se for candidato pela primeira vez ou à reeleição , te dará um norte sobre como se portar nas entrevistas e também na sua caminhada. Você acha que já está preparado? Vamos dar mais um passo…

Como diz Alvin Tofler: “ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”. “O conhecimento é a fonte mais democrática de poder”. Partindo desses pensamentos, monte sua estratégia com um profissional e persista nessa caminhada.

Saber como conversar, saber o que essas tribos pensam e o que elas desejam. Depois, traçar qual é a melhor forma de comunicação e qual contexto social de seu público – raça, religião, idade, sexo – enfim, a tal convergência social.

Atue de mãos dadas com sua agência de propaganda, seu consultor político e um bom jurídico. Além de um contador para prestação de contas e demais estruturas.

Nunca se esqueça de quando tiver a disponibilidade para um discurso ou um simples bate papo, peça o voto, pois muitos candidatos se empolgam com discurso longo, cansativo e, ainda por cima, se despedem sem pedir o valioso voto. O voto é dado e você tem que pedir.

Mais de 40% do investimento em dinheiro, durante a campanha, somem, sabe por quê? Mais uma vez : falta de planejamento. Outra pesquisa interessante é que o eleitor presta atenção nos primeiros quinze dias de lançamento de sua campanha e nos quinze últimos. Então, faça um puta lançamento, direcione suas energias para tal, mostre a que veio e isso fará a diferença.

Eu me lembro de uma campanha recente que fiz, onde o candidato majoritário, preocupado com os gastos de campanha ficava sempre no comitê chorando as pitangas, contando santinhos e fazendo contas intermináveis.

Por favor, vamos ser práticos e objetivos. Isso serve para todos. Esqueça os comitês fique na rua pedindo voto, fazendo reuniões, enfim, direcione todas as suas forças e energias para este fim. Esqueça que tem amigo, churrasqueira, esposa, filhos e que você tem hora para acordar e para dormir.

Com certeza isso pode parecer duro, mas, em dois meses de trabalho, você colherá os frutos. Comitê é para o gerente, ele tem que ter autonomia para administrar e resolver problemas.

Para exigir, pague o seu funcionário, pare de fingir que você paga que ele para de fingir que trabalha. Chega de promessas vazias, se não der, não prometa, você vai conquistar o eleitor com a sua honestidade.

Existem quatro tipos de candidatos, veja onde você se encaixa e construa a sua oratória. Não se esqueça de criar um plano de trabalho coerente e que realmente você possa cumpri-lo.

Mostrar nesse pedaço de papel o que você já fez é perda de tempo, o eleitor quer saber o que você fará por ele, e não o que já fez. E caso queira se aprofundar mais nos quatro tipos de homem público leia o livro O Estado Espetáculo, de Roger – Gérard Schwartzenberg.

Os veículos de massa os quais estão disponíveis para propaganda tais como, o jornal impresso e o horário político gratuito de televisão e rádio, devem ser otimizados ao máximo dentro do planejamento que estamos falando.

Se oriente bastante com a pessoa que você contratou e pare de dar ouvidos ao peru de fora. Em todas as pessoas existe um marqueteiro/palpiteiro que na ânsia de ajudar, além de atrapalhar enche o saco pra car…

Essa pessoa desestabiliza todo o processo principalmente o emocional que, durante a campanha, fica por um triz. Volto a dizer se você tem um planejamento, siga-o até o fim, principalmente isso é a forma de otimizar o pouco tempo e a pouca propaganda disponível que você precisa para emplacar o seu mote.

Mais uma coisa, nunca mude seu material santinho, jingle, cor da camisa, papelaria durante a campanha. Isso é um tiro nos dois pés. Por isso, na hora de contratar o seu consultor político, faça de forma coerente e honesta. É muito importante que haja unidade na comunicação.

Organize bem um formato de distribuição de material, não tenha medo de pedir voto, criatividade é essencial e para finalizar não deixe a peteca cair, todo esse processo tem que ser crescente, fuja da curva de Gauss. Faça um bom briefing e um budget que possa cumprir.

“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade”, Joseph Goebbels. Imagine, repetir a verdade, pense nisso.
CLAUDIO CORDEIRO é consultor político ABCOP, publicitário, advogado, presidente do Sinapro e presidente da agência Gonçalves Cordeiro.

Tags: