28/08/2015 14:27
O combate a corrupção foi debatido entre Governo do Estado, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, delegados de polícia e agentes públicos, na noite desta quinta-feira (27.08), no Salão Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A discussão faz parte da programação do curso “Estratégia Nacional de Combate a Corrupção”, que segue durante toda esta sexta-feira (28.08).
O objetivo do evento é promover o intercâmbio de informações entre as autoridades sobre os instrumentos e estratégias para o combate a corrupção. Na abertura do evento, a procuradora da República, Janice Ascari, falou sobre o combate a corrupção perante os tribunais. Para ela, é muito importante a integração entre os órgãos para o combate a corrupção.
O governador do Estado, Pedro Taques, disse que a atual gestão está voltada para ações de fiscalização, em todas as esferas. “Uma causa que nos une é a do combate a corrupção. A corrupção mata por falta de hospitais, por falta de estrada. A corrupção rouba o futuro dos mato-grossenses. Mato Grosso foi desrespeitado e ofendido. Temos uma responsabilidade muito grande neste combate”, destacou Taques.
O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, disse que o curso vai capacitar os agentes públicos no enfrentamento a corrupção. “Uma das prioridades do governo é o combate a corrupção, que é um problema muito grave. Sem o combate a corrupção não é possível avançar. Todas as estruturas precisam de técnicas avançadas para o combate. A corrupção impede que o Brasil cresça”, enfatizou.
O secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, disse que a realização do curso vai promover uma discussão de estratégia nacional de enfrentamento a corrupção, uniformizando procedimentos e atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Delegacia de Combate a Corrupção, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE).
“O treinamento é em combate ao crime organizado e a corrupção. Serão feitas palestras acerca de inteligência, ferramentas e melhorias ao combate a corrupção”, destacou.
Outros temas das palestras são: Questões Polêmicas e Nulidades em Grandes Investigações, Técnicas de Investigação e Produção de Provas no Combate a Corrupção, Técnica de Investigação na Operação Lava-Jato e Colaboração Premiada.
Dentre os palestrantes estão os procuradores da República, Douglas Fischer, Roberson Pozzobon e Deltan Dallagnol.
O evento encerra na noite desta sexta-feira (28.08) com um grande ato contra a corrupção, com a apresentação das 10 medidas contra a corrupção.
Fonte.: GCOM-MT/Assessoria SES-MT