Anprotec – Evento trará investidores do campo da inovação para Mato Grosso

04/09/2015 02:00

Representantes da indústria, comércio, universidades e do Governo estiveram presentes no evento de pré-lançamento da 25ª Conferência Anprotec 2015, nesta quinta (03.09) no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). No evento foi apresentada a programação da Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) que será realizada entre os dias 19 e 23 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal.
A Conferência é o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, envolve os parques tecnológicos e incubadoras de empresas nacionais e internacionais.

O governador Pedro Taques, presente ao evento, afirmou que o seu governo está construindo estradas e pontes, “mas as pontes mais importantes que podemos construir são as do conhecimento”. Para o vice-presidente da Fiemt, Silvio Rangel, a inovação traz competitividade já que “é uma necessidade da indústria”.

O principal motivo para a escolha de Cuiabá como sede da conferência em 2015 é a decisão de construir um Parque Tecnológico no estado. Uma parte da área definida já está em processo jurídico de doação para o Governo de Mato Grosso, o restante da área será negociado por empresas, mas já está decidido pelo planejamento urbano do município de Várzea Grande, que todas as iniciativas instaladas na região estarão focadas na inovação tecnológica.

O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Elias Andrade, disse que a Anprotec “é um marco para a área de ciência, tecnologia e inovação. A partir da conferência, Cuiabá estará definitivamente inserida nesse circuito”. Para a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lucia Carvalho Neder “é fundamental a convergência de instituições acadêmicas e de empresas que investem em pesquisa para a criação de um ambiente favorável à inovação”.

Tony Cheirighini, diretor da Anprotec, contou que a decisão de realizar o evento em Cuiabá aconteceu em 2013. Segundo ele o estado já estava despontando como ambiente promissor para incubadoras de empresas.

São parceiros da Conferência a Arca Multincubadora, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A Anprotec 2015 tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Seciteci.

Por AUGUSTO PEREIRA Assessoria/Seciteci-MT

Tags: