Educação Integrada leva eficácia à novo modelo de educação

13/09/2015 11:47

Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) conheceram o novo modelo de Gestão Pública, que está será implantado pelo governo estadual. A apresentação foi feita nesta sexta-feira (11.09) pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento (Seplan), no auditório Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás.

Pelo menos 200 profissionais, que atuam na sede da Seduc, durante uma hora e trinta minutos, ouviram a exposição técnica sobre as diretrizes do Poder Executivo. De acordo com o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplan, José Bussiki Figueiredo, que coordenou a explanação, entre as vantagens das mudanças está o fato de que “os objetivos das Secretarias passam a ser definidos a partir dos objetivos estratégicos do governo”.

“Não vamos mudar só porque o nome é moderno, porque é um governo novo e é natural que as coisas mudam, não. Existem razões fortes para que as mudanças ocorram”, explicou o secretário-adjunto. Os motivos apresentados tem como base no Relatório de Ação Governamental de 2012, cujo indicadores apontaram que 66% das ações realizadas em 2011 e 2012 tiveram baixa eficácia nos resultados.

Outra informação diz respeito ao PPA (Plano Plurianual) que, da maneira como foi executado em gestões anteriores, não contemplou em 62% da totalidade as ações do plano de governo.

A falha, segundo a Seplan, foi não retratar as prioridades estratégicas do governo. O plano retratou as prioridades setoriais de cada órgão da administração pública. “Como as várias ações não estavam sendo alinhadas com o programa de governo, muitas delas acabaram sendo inviabilizadas. O objetivo com a mudança é alinhar as ações executando as quatro etapas do ciclo, que são planejar, executar, monitorar e avaliar”, disse Bussiki.

No caso, o compromisso do Plano de Governo é o de implantar o modelo de gestão visando resultados. “Monitorar significa alinhar a ação, medida e tarefa e apresentar as dificuldades encontradas para realização da ação e, consequentemente, receber os ajustes necessários e a tempo”.

Com a implantação proposta, as ações do governo passa a ter seletividade e foco estratégico. O PPA, que apresenta o que fazer, passa a refletir na política de governo, com foco de transformar a gestão de Mato Grosso com mais eficácia.

A Seplan será responsável pela operacionalização do modelo, mas em cada Secretaria foi criado um Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER). As pessoas que atuaram no NGER serão treinadas pela Seplan, conforme explicou Cristiane Picolin Sanches, da pasta de Planejamento.

Por ELIANA BESS – Assessoria/Seduc-MT

Tags: