Seduc apoia projeto TCEstudantil em 2016

20/01/2016 17:45

Parceria também prevê cursos de qualificação para gestores escolares e conselhos de controle social com foco nos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dará continuidade em 2016 à parceria com a Assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (Asai) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no desenvolvimento do TCEstudantil. O projeto foi um dos assuntos abordado em reunião entre as duas instituições, na tarde desta terça-feira (19.01), na sede da Seduc.

A secretária da Asai, Cassyra Vuolo, falou sobre as ações desenvolvidas em 2015 e anunciou parte do calendário para 2016. Ela destacou que no próximo dia 1º de março, a instituição realizará um evento para lançar a programação para este ano e apresentar os resultados de 2015.

O projeto consiste na visita ao Tribunal de Contas de Mato Grosso de estudantes do ensino médio e superior da rede pública e privada do Estado. Em 14 anos de criação, o TCEstudantil contribuiu com a formação de valores fundamentais sobre a importância de exercer a cidadania e o controle social nas questões relacionadas a correta aplicação do dinheiro público a quase 20 mil estudantes. “Um dos principais objetivos é, justamente, o de incentivar a formação de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social”, salientou Cassyra.

O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, destacou que o TCEstudantil é uma ação muito importante para a formação dos jovens em relação à cidadania e à integração dos órgãos públicos com o cotidiano da sociedade.

Formação

Também foi pauta do encontro uma proposta de capacitação para gestores escolares, com foco no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, além de cursos de qualificação para os conselhos de controle social com foco nos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE).

O objetivo é habilitar os gestores e conselheiros sobre a administração pública, licitações, fiscalização de contratos e prestação de contas. “A Seduc apoia a iniciativa, uma vez que observamos fragilidade nas ações dos CDCEs. Os conselheiros não têm conseguido cumprir com seu papel por não contarem também com a formação necessária, seja do ponto de vista da gestão acadêmica, seja da gestão financeira”, destacou Permínio Pinto.

De acordo com ele, a Seduc deverá indicar à Asai, nos próximos dias, um servidor para desenvolver conjuntamente os cursos de formação, contando ainda com a parceria da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação.

 

Assessoria - Seduc-MT
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