Mercosul, União Européia e o Livre Comércio

18/02/2016 07:03

O Mercosul está na expectativa de começar no fim de março as negociações para um acordo de livre comércio com a União Europeia (UE). “Estamos apenas esperando o sinal da União Europeia”, diz ministro Mauro Vieira.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse: “Temos recebido vários sinais de países [da UE] que desejam que a troca de ofertas (com o Mercosul) se realize no fim deste trimestre”.

Na terça-feira (16/02) ele participou, no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, do lançamento de uma série de grupos de trabalho ligados ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) que vão fazer sugestões ao governo em diferentes áreas da política externa.

Expectativa – Vieira disse esperar que Mercosul e União Europeia cheguem a um acordo “bem­sucedido, abrangente e ambicioso”. Ressaltou, no entanto, que será preciso aproximar posições: “Não podemos receber uma oferta modesta em agricultura e darmos uma oferta generosa em produtos industriais, tem que haver um equilíbrio dos dois lados”, afirmou.

Reforço – Ele falou horas depois de chegar de uma conferência sobre segurança em Munique, na Alemanha, onde reforçou com alguns de seus pares europeus que a proposta do Mercosul está “pronta”. Vieira afirmou que hoje há consciência que o acordo é interessante para ambas as partes.

Agricultura – “Vamos negociar em todos os setores, de forma ampla, mas para o Mercosul se não for um acordo ambicioso em agricultura não tem interesse”, disse o ministro. Na visão dele, o acordo Mercosul­UE tem potencial de representar, para o bloco sul­americano, algo equivalente à Parceria Transpacífico (TPP), o acordo de comércio e investimentos reunindo 12 países. Embora a data anterior para a troca de ofertas entre Mercosul­UE, que era dezembro de 2015, não tenha sido cumprida, o ministro mostrou­se otimista.

Encontro – Nesta terça, ele vai se reunir com representantes do Cebri e, após o encontro, fará uma palestra sobre política externa. No evento, também serão instituídos quatro grupos de trabalho criados pelo Cebri, centro independente de discussões e estudos sobre política externa que foi fundado pelo embaixador Luiz Felipe Lampreia, morto este mês. “Estamos com a missão de tornar o Cebri mais ativo”, disse Rafael Benke, presidente do Cebri. A ideia é que, neste momento de crise no Brasil, a política externa ganha ainda mais relevância.

Convite – O Cebri convidou parceiros seniores para participar das discussões. Os primeiros grupos de trabalho vão tratar dos seguintes temas: inserção econômica internacional, coordenado por Mario Marconini; Brasil no novo contexto sul­americano, a cargo de Maitê Bustamante; política externa brasileira, sob o comando do embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa; e Ásia, a cargo do também embaixador Valdemar Carneiro Leão. Haverá ainda um quinto grupo a ser instituído nos próximos meses que vai tratar da relação entre Brasil e Estados Unidos. Além dos coordenadores, há outros parceiros seniores envolvidos no projeto.

Importância da Ásia – Segundo Carneiro Leão, ignorar a Ásia seria um ato de “cegueira”. Afirmou que, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Ásia representa 32% da economia mundial, enquanto a União Europeia responde por 20%. Esses percentuais eram exatamente inversos em 1980. “Temos que ver se podemos formular sugestões para um papel mais pró­ativo do Brasil na região”, disse Carneiro Leão, que foi embaixador do Brasil na China até setembro de 2015. O papel do grupo será o de ajudar a estabelecer uma agenda, com a participação de especialistas, e formular sugestões. O grupo deve pensar a Ásia com visão de longo prazo.

 

Da Redação com informações do PP Cooperativo