29/02/2016 12:33
O ex-presidente Lula, se mostrou bastante ‘companheiro’ para com a presidente Dilma na atual situação política e econômica na festa de aniversário do partido.
O afastamento entre Dilma Rousseff e o PT agita os ânimos em Brasília nesta segunda-feira (29) após a presidente não comparecer à festa de aniversário dos 36 anos do partido em meio às críticas dos correligionários às suas decisões de governo. Dilma enviou uma carta destinada aos militantes, para ser lida durante a festa, na qual parabeniza a legenda e destaca ter orgulho de empunhar a bandeira vermelha com a estrela branca.
A presidente afirmou ainda que será solidária a Lula e estará ao seu lado “em todas as batalhas”. Do outro lado, o ex-presidente não parece ter a mesma disposição. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Lula irá priorizar sua defesa e a reconstrução da imagem do PT e deixará o governo Dilma de lado.
Segundo a reportagem, Lula usou interlocutores para enviar essa mensagem à presidente. O jornal também apurou que o petista considera “pífias” as primeiras propostas do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e que considera que a presidente não está comprometida com o projeto do partido.
Em meio ao embate, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo deve deixar o cargo nesta semana diante de investigações da Polícia Federal de esquemas de corrupção.
Para o ex-presidente Lula, Cardozo é responsável pelo avanço das investigações da Polícia Federal ao Planalto e ao PT. Na visão de Cardozo, o partido não entende o papel do ministro quando critica a falta de controle sobre a Polícia Federal, que tem autonomia para fazer investigações.
Da Redação com informações de Conrado Mazzoni