16/03/2016 11:45
Governo avaliará cenário para aderir ou não a alongamento da dívida de Mato Grosso. Carência com a União acarretaria em alívio de R$ 150 milhões anuais.
O governador Pedro Taques, em reunião com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em Brasília, nesta terça-feira (15.03), anunciou que o Governo do Estado avaliará melhor o cenário para que possa aderir, ou não, à proposta do Governo Federal de alongamento da dívida dos estados com a União.
A proposta do Governo Federal é esticar a dívida com a União, que foi renegociada pela Lei nº 9.496/1997, é conceder aos entes federativos mais 20 anos para pagar o débito. Caso faça a opção pelo alongamento, Mato Grosso ganhará mais dez anos para quitar a dívida, com quatro anos de carência, período em que será feito apenas o pagamento de juros. Essa negociação é possível para dívidas contratadas até 31 de dezembro de 2015.
De acordo com Pedro Taques, é preciso analisar com a equipe técnica do governo os detalhes de tal proposta. “Preciso pensar os cenários a respeito. Para Mato Grosso seriam R$ 150 milhões a menos a pagar se aceitássemos a carência, mas preciso saber qual o volume de operação de crédito a que teríamos possibilidade”, explicou.
Fonte - GCom-MT