21/03/2016 17:25
Máximo pessimismo é o momento certo para investir, afirma Mark Mobius sobre Brasil. Presidente-executivo da Templeton Emerging Markets Group se diz “cautelosamente otimista”.
O Brasil passa por um momento de transformação que pode resultar em um futuro mais brilhante e com oportunidades para os investidores, avalia Mark Mobius, presidente-executivo da Templeton Emerging Markets Group, braço da Franklin Templeton para investimentos em mercados emergentes que tem US$ 30 bilhões sob gestão.
Em uma postagem em seu blog, Mobius disse que as pessoas acham difícil acreditar que a situação no Brasil vai ter uma reviravolta com um mercado tão penalizado. “Mas temos verificado que, em geral, o tempo de máximo pessimismo marca o momento em que um fundo está próximo, e esse é o tempo em que queremos estar investindo”, diz.
“Enquanto o mercado parece estar refletindo algum do otimismo que vemos, ainda pode demorar algum tempo para que a economia do Brasil se recupere. As minhas viagens recentes confirmaram o potencial que vemos como investidores no Brasil, e que ainda existem oportunidades lá”, avalia Mobius, que se diz “cautelosamente otimista” com o país.
Reformas
Segundo Mobius, apesar de os protestos recentes no Brasil pedirem a saída da presidente Dilma Rousseff de seu cargo, o que realmente precisa ser feito é uma reforma em várias áreas, incluindo o mercado de trabalho, impostos e na previdência, “mesmo que ela continue no cargo”.
“Estou confiante de que as reformas vão acontecer no Brasil, embora elas não vão acontecer de um dia para o outro. Os investidores em tais situações têm que aprender a ser pacientes”, analisa.
“Não há dúvida para nós que muitas empresas têm gestores muito capazes e, se houver uma mudança de atitude do governo em relação às reformas e a adoção de um modelo mais pró-negócios, pensamos que isso seria muito positivo”, completa.
Por Gustavo Kahil, especialista de mercado