Mobius – ”Brasil tem ótimo potencial”

24/03/2016 07:01

Quando Brasil arrumar a casa, investidores voltarão “sem dúvida alguma”, diz Mobius. Investidor destaca “ótimo potencial” do país, mas diz que “muitas políticas precisam mudar.

Não há dúvida de que os investidores que perderam sua confiança retornarão ao Brasil assim que o país começar a colocar a casa em ordem, de acordo com Mark Mobius, presidente-executivo da Templeton Emerging Markets Group, braço da Franklin Templeton para investimentos em mercados emergentes.

Em texto publicado nesta quarta-feira (23) no blog Investment Adventures in Emerging Markets, Mobius comentou a atual situação do Brasil – após ter visitado, recentemente, companhias brasileiras e ter conversado com diretores e executivos.

Com a persistência do debate a respeito da permanência ou não da presidente Dilma Rousseff em seu cargo, o investidor destaca que ainda não há um consenso claro em relação ao melhor caminho para o país: “O Brasil tem um ótimo potencial para melhorar sua posição econômica, mas nós não estamos sozinhos ao dizermos que muitas políticas precisam mudar.”

Sem conseguir prever uma resolução imediata para a situação do Brasil, Mobius diz que os investidores precisam ser “pacientes” e que a Franklin Templeton continua procurando por oportunidades de investimento no país – vendo muitas empresas “com potencial para navegar em meio aos desafios atuais.”

Apesar dos mercados não gostarem de incerteza, as questões políticas do Brasil não significam que não há oportunidades de investimento de longo prazo no país, afirma Mobius. “Não podemos ignorar os fatores macroeconômicos de um país em particular.”

 

Da Redação com informações de Vinícius Andrade