Opinião – Madame não merece ficar onde está

04/04/2016 09:17

”A presidente Dilma reelegeu-se em outubro passado, anda mal de popularidade e está faltando um raio de luz capaz de mostrar sua verdadeira face”.

Certos   estadistas, historiadores,  santos e generais, entre tantas categorias que se destacam na vida em sociedade, conseguem desfazer através do humor,  um monte de ilusões e até de   enganações apresentadas como definitivas.  Estamos numa situação  igual a tantas milhares de outras. A presidente Dilma Rousseff  reelegeu-se em outubro passado, anda mal de popularidade, mas está faltando um raio de luz capaz de mostrar sua verdadeira face. Algum fato novo  em condições de tirar o  Brasil da contra-mão. De expor que se não deu certo até agora, pior vai ficar.  Acima e além das sequelas e querelas que envolvem a incertezas do impeachement, porque o país necessita de novos rumos.A História  é inexorável.

Leônidas, à  frente de  trezentos espartanos, foi  ameaçado por Xerxes, imperador da Pérsia, para que se rendesse, pois chefiava tantos soldados  que se disparassem suas flechas a um só tempo, cobririam a luz do sol. Veio a resposta: “melhor, combateremos à sombra”. Os gregos venceram  a batalha…

Herói  da batalha de  Queronéia,  Alexandre aproximava-se para tornar-se senhor do mundo e, de passagem por Atenas, quis conhecer o mais sábio dos gregos. Diante de Diógenes, que morava num barril, vestido de andrajos, indagou o que poderia fazer por ele, dando-lhe tesouros, palácios e riqueza sem limites. Resposta: “Majestade, não me tireis aquilo que não me podeis dar”.  Alexandre encontrava-se de pé, na porta da miserável moradia, entre o sábio e a luz do sol…

O  rei Hierão, da Sicília,  dera a um escultor de Siracusa certa porção de ouro para a construção de uma coroa. Quando o trabalho foi entregue, pesava tanto quanto o ouro, mas surgiram dúvidas: não teria o ourives substituído parte do ouro por prata? Durante várias semanas Arquimedes quebrou a cabeça,  mas ao entrar numa banheira,  notou  que a água transbordava na razão da profundidade da imersão  de seu corpo, e que seu corpo  fazia menos pressão para baixo quanto mais fundo submergia. Concluiu que um corpo flutuante perde menos  peso  em proporção ao volume de água que desloca.  Um teste  com a coroa submersa revelou a quantidade de prata que  fora empregada e quanto ouro fora roubado…

Voltaire, precursor da  Revolução,  foi enviado à Bastilha pelo Regente da França. Arrependido, o  monarca mandou soltá-lo e ainda concedeu-lhe  vultosa  pensão.  Em carta a Felipe, Voltaire agradeceu os cuidados para sua alimentação mas acrescentou que de agora em diante,  de sua habitação, cuidaria ele mesmo…

Tancredo Neves, então governador,  recebeu a informação de que havia na bancada mineira mais deputados favoráveis à  formação do  Estado do Triângulo  do que defensores da integridade de Minas. Mandou perguntar onde estava a lista dos separatistas, avisando  todos  os seus partidários para assiná-la. Até hoje, Minas é uma só…

Aparício Torelli, futuro Barão de Itararé, era estudante de Medicina,  mas não ligava para os estudos. Diante de vetusta banca examinadora, não conseguia responder uma única pergunta.  Foi  agredido por um mestre que,  diante do silêncio do aluno, dirigiu-se a um contínuo e ordenou: “seu” José, traga-nos um monte de capim!”  Resposta do Aporelli: “e para mim, um cafezinho…”

Milhares de exemplos podem ser pinçados na História  para provar  que as coisas frequentemente não  são  o que parecem. E que Madame, com todo o respeito, não merece ficar por muito tempo onde está…

 

carlos chagas

Por Carlos Chagas

Tags: