06/04/2016 16:27
Segundo levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, em caso de eleições, Marina venceria em todos os cenários no DF. Atrás estão, respectivamente Aécio, Bolsonaro e pasmem, Lula.
Considerada a candidata da terceira via nas duas últimas eleições presidenciais, Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, aparece como favorita nas pesquisas de intenção de voto no Distrito Federal, onde perdeu a disputa em 2014 para Aécio Neves, do PSDB.
De acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas no Distrito Federal, em caso de eleições, Marina venceria contando com 27% dos votos, seguida por Aécio (19,6%), Jair Bolsonaro, do PP, com 14,2% e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 8,5%.
Se o candidato tucano fosse o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a ex-senadora somaria 27,8%. O peessedebista teria 17,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro e Lula contaria com o apoio de 14,3% e 8,6% do eleitorado do DF, respectivamente.
Na simulação que considera José Serra como presidenciável do PSDB, Marina teria 28,2%, enquanto Serra somaria 16,3%. Bem próximo do tucano, apareceria Bolsonaro com 14,2% das intenções de voto. Assim como nos outros cenários, Lula ficaria na quarta colocação, com 8,5%.
A pesquisa aponta que se Marina enfrentasse Aécio no segundo turno, somaria quase metade dos votos do DF (47,6%). O tucano, por sua vez, contaria com o apoio de 32,9% dos eleitores. Enquanto 10,7% afirmaram que não apoiariam nenhum dos candidatos, 8,8% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada com 1.281 eleitores do Distrito Federal, todos maiores de 16 anos. O levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais durante os dias 1 e 3 de abril de 2016, sendo acompanhadas 19,9% das entrevistas. Tal amostra representativa do Distrito Federal atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 3% para os resultados gerais.
Da Redação com informações de Marcelo Ribeiro em O Financista.