Caravana da Integração chega ao fim com sucesso

02/05/2016 11:57

Após 6 dias na estrada e mais de 3 mil km rodados a Caravana da Integração, organizada e liderada pelo governo de MT chega ao fim com sucesso.

Mato Grosso precisa de alternativas para escoar a produção para a Ásia, o principal mercado comprador das commodities produzidas no Estado. Uma das soluções é o Pacífico. Mas para conseguir a integração das economias do Brasil, Bolívia, Chile e Peru, os principais obstáculos ainda são a infraestrutura e a logística.

Depois de seis dias na estrada e mais de três mil quilômetros rodados a Caravana da Integração, organizada e liderada pelo governo de Mato Grosso chegou ao destino final: Arequipa no Peru. A Caravana partiu de Cuiabá no último dia 22 e passou por cidades de Mato Grosso, Bolívia, Chile e Peru.

Arequipa é considerada a segunda cidade mais importante do país, uma das melhores para fazer negócio e o porto de partida para levar os produtos mato-grossenses para a Ásia.

Lá, a comitiva visitou o Porto Internacional de Matarani. A visita foi coordenada pela governadora de  Arequipa, Yamila Osório, que demonstrou grande entusiasmo com a possibilidade de os produtos de Mato Grosso serem transportados ao mundo via Pacífico a partir de Matarani. Ela agradeceu a visita do governador Pedro Taques, destacou o imenso potencial produtivo de Mato Grosso e aceitou o convite para visitar o estado.

O encerramento da expedição foi marcado pela realização de um Ato Público na cidade. Na ocasião foi assinado Acordo de Cooperação entre Mato Grosso e Arequipa e Pedro Taques foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Arequipa.

Taques agradeceu a recepção do governo e da população local destacando a importância da integração comercial entre Arequipa e Mato Grosso como forma de fomentar a economia das duas regiões. Ele lembrou que é preciso superar desafios em busca do desenvolvimento, pois, segundo ele, somente através do desenvolvimento é possível garantir a paz e a dignidade dos povos.

Saiba mais sobre como foi essa importante expedição CLICANDO AQUI 

https://www.youtube.com/watch?v=QvyMM3tipoc

 

Da Redação com informações da GCom-MT