Operação Janus pode ser chamada de ”Operação Lula”

21/05/2016 13:10

A nova operação da PF – Janus – tem como protagonista Lula e Marcelo Odebrecht. O fim, que parece nunca chegar para essa quadrilha, está mais perto do que nunca.

A Operação Janus investiga o que o submundo da corrupção em Brasília chamava de “crime perfeito”. A suspeita é que Lula fechava acordos com ditadores, a maioria africanos, para o BNDES financiar grandes obras naqueles países, mediante juros ínfimos, longo prazo de carência e contratos secretos, sob a condição de serem entregues a empreiteira brasileira. No Brasil, mandava o BNDES financiar a obra.

Após o entendimento de Lula, o Brasil assinava acordos de cooperação com a ditadura atraída para o esquema, que contratava a Odebrecht.

O BNDES financiava a obra lá fora, mas pagava a Odebrecht no Brasil. Dinheiro público saído do Tesouro para a empreiteira, sem licitação.

Ditaduras não se deixam fiscalizar, nem os órgãos de controle do Brasil podiam auditar os contratos no BNDES, classificados de “secretos”.

Para quem ainda acha que as investigações estão ”frias” ou ”mornas”, ledo engano. Estão a todo vapor. Pode não ser tão cedo. Mas também, ao que tudo indica, não será tão tarde o fim dessa quadrilha com berço petista, liderada pelo ”gangster” Luiz Inácio Lula da Silva.

 

por Kadu Rachid com informação é do colunista Cláudio Humberto