Economia brasileira pode virar no meio do ano, aposta BNP

09/06/2016 12:43

Economia brasileira está no ponto de virada, diz BNP. Banco contraria projeção anterior da recessão de -4% para -3% ainda em 2016 e 2% para 2017.

A economia brasileira está no ponto de virada, afirma o banco BNP Paribas. Os economistas Marcelo Carvalho e Gustavo Arruda revisaram a expectativa de recessão para 2016 de -4% para -3% e mantiveram a estimativa de crescimento de 2% para o ano que vem, mostra um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (9).

“Suspeitamos que a economia brasileira possa estar encenando um ponto de virada neste momento, em meados do ano. Em nossa visão, a economia atualmente está ou no fundo do ciclo ou muito perto dele”, explicam os economistas, que se consideram otimistas. Para eles, contudo, o mercado irá provavelmente ajustar o consenso para projeções próximas à do BNP.

Recuperação

O BNP espera ainda que o segundo trimestre mostre dados negativos para a economia, mas com uma estabilização no terceiro trimestre e, finalmente, dados positivos na última parte do ano. “Da mesma forma que lideramos o consenso para a visão anteriormente, acreditamos que vamos fazer o mesmo agora”, avaliam.

 

Por Gustavo Kahil, jornalista e especialista de mercado