Se as eleições fossem hoje, a história se repetiria

09/06/2016 06:42

Se as eleições fossem hoje, Lula, o provável chefão do astronômico esquema de corrupção da história do país, ganharia no primeiro turno. Aécio no segundo

Mesmo diante de todos os vídeos. Mesmo diante de todos os áudios. Mesmo depois de todas as ameaças à população. Mesmo depois de toda a estupefata arrogância jorrada na cara da população e da justiça, Luiz Inácio Lula da Silva, levaria ainda no primeiro turno a eleição presidencial.

Num eventual segundo turno, o tucano medroso, covardemente neutro nos momentos onde mais precisou de uma voz da oposição, de um pilar de apoio, até mesmo para fazer solidez a um discurso que tanto gritou, Aécio Neves, levaria o pleito à frente do petista, Marina e o atual presidente em exercício, Michel Temer.

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 8, pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) e o instituto MDA, indicam que, em um primeiro turno espontâneo, o ex-presidente Lula lidera com 8,6%, seguido do senador pelo PSDB Aécio Neves (5,7%), a ex-senadora Marina Silva (3,8%), a presidente afastada Dilma Rousseff (2,3%) e o atual presidente Michel Temer (2,1%).

Segundo o levantamento, em um primeiro turno com nomes definidos, Lula, com 22%, venceria Aécio Neves, com 15,9%, tendo Marina Silva na terceira posição, com 14,8%; Ciro Gomes, com 6%; Jair Bolsonaro, com 5,8%; e Michel Temer em sexto, com 5,4%. Brancos e nulos somaram 21,2% e 8,9% se declararam indecisos.

Lula (22,3%) também venceria se o candidato do PSDB fosse o governador paulista Geraldo Alckmin, que ficaria em 3º (9,6%), atrás de Marina Silva (16,6%).

eleições 2018

Segundo turno

A CNT mostra, no entanto, que no segundo turno Aécio venceria nos cenários com Lula, Temer e Marina Silva. O petista também venceria em uma suposta disputa contra Temer, enquanto Marina levaria a melhor contra Temer e Lula.

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas entre os dias 2 e 5 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Talvez seja cedo. Cedo não só para um espanto, como também, para julgar que o povo tenha realmente uma memória tão curta como pavio de lamparina. Esperamos que ao menos nomes diferentes, como Ciro Gomes e Jair Bolsonaro se enfrentem no ”coliseu” das próximas eleições o qual, sem dúvida nenhuma, será um verdadeiro tatersal de gladiadores.

 

Da Redação, por Kadu Rachid e informações do Diário do Poder