Opinião – Está sendo chantageado?

02/09/2016 13:46

”Porque esses ditos jornalistas não têm nada! Não têm prova de nada. Eles blefam o tempo todo! E a credibilidade que proclamam ter, não existe!”

Não caia em chantagens de jornalistas. Se houver um dono de site, de jornal ou revista, de programa em alguma rádio ou TV te pedindo dinheiro e você não quer dar, não dê. Simplesmente não dê. Ignore! O mala está insistindo? Está oferecendo um “serviço” que você não quer? Está ameaçando falar mal de você ou de sua empresa? Divulgar coisas cabeludas? Ou ele já está falando mal de você ou de sua empresa? Bom, então você já tem indícios da chantagem. Denuncie o picareta! Vá à delegacia mais próxima e registre um BO. Chantagem é crime previsto em lei. E mais: diga o que se passa nas reuniões de seu sindicato, associação ou federação. Denuncie, divulgue.

O ideal, claro, é gravar as conversas, para você ter uma prova cabal do crime e ganhar um provável processo por calúnia e difamação. Se você não sabe, pouquíssimas pessoas fazem isso. Mas das que fazem, todas ganham. Sabe por que? Porque esses ditos jornalistas não têm nada! Não têm prova de nada. Eles blefam o tempo todo! E a credibilidade que proclamam ter, não existe! Ninguém acredita nesses caras, pode ficar tranquilo. Sabe aqueles presidiários que telefonam pra você e simulam que sequestraram um parente seu, com uma conversa que à primeira vista parece verossímil? Assim como os “jornalistas” dos quais eu estou falando, os “sequestradores” não têm nada: o modus operandi é o mesmo e o crime é mesmo. Então, não deixem que os falsos jornalistas sequestrem a sua reputação.

Mas é preciso denunciar, ficar quieto não adianta. Porque a cada denúncia eles ficam mais fracos (do mesmo modo que cada vez que alguém cai na chantagem eles ficam mais fortes). Tem muita gente por aí que vive das chantagens. De fato, não são poucos. Isso porque o dinheiro público financia muitos desses malandros. E ninguém diz nada. Nem os promotores públicos, que se metem em assuntos que às vezes você até se assusta, querem saber de investigar jornalistas que recebem o “por fora”. Por outro lado, muitos políticos já são reféns dos chantageadores. Mesmo os políticos honestos ficam tentados a tirar vantagem de uma relação que no final só beneficia o bandido. Quem cai em qualquer chantagem vira refém e ao mesmo tempo fortalece quem chantageia. As lições estão aí para ser aprendidas.

Veja: o problema não é novo e nem raro. Qualquer pessoa que tenha o poder de falar mal de outra e obter alguma vantagem com isso cai na tentação de mentir, de chantagear. É assim com a comadre que fofoca sobre a vizinha e com o colega de trabalho que puxa o seu tapete para ser promovido. Ora, mas existem as pessoas honestas. E elas são maioria. Você é uma delas. E sua empresa não merece ser chantageada.

Veja bem: uma propaganda bem-feita, em veículos de credibilidade, continua sendo a alma do negócio. E os chantagistas… Bem, esses são o mal da imprensa.

orlando morais jr

Por Orlando Morais Jr. -  Jornalista  - [email protected]
Tags: