30/01/2017 10:12
Prefeitos, vereadores e Consegs apresentaram demandas da Região Sul, as quais fizeram parte das ações do governo durante a Caravana da Transformação
O governador Pedro Taques recebeu neste sábado (28.01) demandas de prefeitos, vereadores e de representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da Região Sul de Mato Grosso. Ações em saúde, segurança e infraestrutura dominaram os debates. As reuniões aconteceram no gabinete do governador montando na quarta edição da Caravana da Transformação, em Jaciara.
Ao todo, 17 prefeitos participaram da reunião com o governador Pedro Taques, além de dezenas de vereadores. A cada questionamento ou pedido, o governador pedia uma resposta rápida da equipe de secretários que acompanhavam a agenda.
Um dos pedidos foi mais atenção ao consórcio da saúde dos municípios do Sul do Estado. O secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva apresentou um diagnóstico das ações da saúde nos municípios que compreendem o Sul de Mato Grosso. O secretário lembrou o fortalecimento das ações junto aos prefeitos, citando a revogação da Lei 9.870/2012, que cortava 50% dos investimentos do Estado em atenção primária e passava os recursos para Organizações Sociais que administram hospitais regionais no estado.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte também fez uma exposição aos prefeitos e vereadores do que vem sendo feito pela pasta para melhorar as estradas de Mato Grosso. Marcelo afirmou que o governador Pedro Taques colocou a meta de pavimentar 4 mil quilômetro de estradas até 2018. Lembrou que o último balanço apontou que foram pavimentados 1.430 nos eixos construção e reconstrução do programa Pró-Estradas.
Também apresentaram seus argumentos e receberam demandas os secretários Rogers Jarbas (Segurança Pública) e Siqueira Junior (Justiça e Direitos Humanos). Os deputados federais, estaduais e o senador José Medeiros também apresentaram aos prefeitos os trabalhos realizados em no Congresso Nacional e se colocaram à disposição dos novos comandantes municipais nas articulações junto ao Governo Federal.
Taques destacou que encontros desta natureza acontecerão nas próximas edições da Caravana da Transformação. O governador também garantiu que um novo encontro com prefeitos e secretários deve ocorrer para dar vazão aos pleitos dos gestores. Um encontro parecido acontecerá com vereadores.
Consegs
Com os Consegs, Taques destacou o empenho do Governo do Estado na busca de diminuir os índices de violência, sobretudo nas grandes cidades. O governador lembrou que foram chamados 3.350 homens e mulheres para as forças de segurança e que o número impactou muito no atual efetivo. “Só para se ter uma ideia, 27% do policiais militares foram chamados no nosso governo. Sei que precisamos de mais servidores na segurança e vamos fazer um concurso para aumentar ainda mais e efetivo e devolver ao mato-grossense a sensação de segurança”, disse.
O governador também agradeceu o empenho dos conselheiros do Consegs e o comprometimento com esse trabalho. O governador também afirmou que os investimentos na segurança, possibilitaram, por exemplo, o aluguel de carros com a qualidade condizente com o lugar de atuação.
Um dos conselheiros do Conseg de Jaciara, Ceno Becker, aprovou a iniciativa do governador Pedro Taques de buscar diálogo com o Poder Judiciário para que o antigo Fórum da cidade seja transformado em uma delegacia de polícia. O secretário do Conseg, também agradeceu ao governador a entrega de um caminhão auto-bomba tanque para atender as demandas do Corpo de Bombeiros.
Da Redação com informações de Thiago Andrade - Gcom-MT