Governo segue ”lapidando” o gargalo do Estado – A Saúde

08/03/2018 14:46

O governador Pedro Taques esteve com a cúpula da Saúde do Estado, onde a pauta da reunião foi apontar os avanços conquistados, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas

O governador Pedro Taques reafirmou nesta ontem (07.03) o seu compromisso de continuar priorizando a saúde para que, em 2018, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas até agora, consiga concluir a sua proposta de retomada do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso e o fortalecimento da gestão compartilhada para a garantia do atendimento integral ao cidadão mato-grossense.

A declaração foi feita durante reunião de dirigentes da Saúde do Estado, secretários adjuntos e diretores dos hospitais e escritórios regionais, realizada no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP), em Cuiabá, e também de outras unidades.

Acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, o governador Pedro Taques enalteceu o empenho dos dirigentes e reconheceu avanços. Apontou como um dos grandes desafios a retomada da gestão de alguns hospitais e reconheceu que, apesar da complexidade do processo de transição, a SES está conseguindo manter o equilíbrio. Ele citou como exemplo o Hospital Metropolitano e o Hospital Regional de Cáceres.

Eu não serei um governador completo se nós não virarmos a chave na saúde
Ambos saíram das mãos de Organizações Sociais de Saúde para retornar à administração direta no ano passado. Os novos gestores aceitaram o desafio de conduzir a transição e agora, passado o momento de maior dificuldade, os serviços voltam à normalidade.

“Eu acredito na saúde pública, acredito no SUS, e – após tantos desafios – estamos vivendo uma virada”, pontuou o governador, creditando esta “virada de chave” ao empenho de cada secretário que já passou pela pasta e pela atual gestão, que assumiu num momento de crise aguda e está conseguindo, com pulso firme, conduzir a retomada do SUS em Mato Grosso, além dos servidores da pasta que são comprometidos com a universalização da saúde.

O governador Pedro Taques reconheceu a necessidade de expandir o número de hospitais regionais em Mato Grosso e também a viabilidade da gestão por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSSs), porém com o devido controle social.

“Eu não serei um governador completo se nós não virarmos a chave na saúde”, completou o governador, consciente da complexidade da pasta.

Reunião de condução

Durante a reunião com os dirigentes da saúde na manhã desta quarta-feira a secretária Executiva de Saúde da SES/MT, Fátima Ticianel, apresentou os projetos e prioridades da gestão estadual do SUS para 2018 e a integração do nível central e regional na busca da regionalização e da integralidade do cuidado nas redes de atenção.

Ainda foi apresentado o planejamento da Atenção à Saúde e Vigilância e Controle e Avaliação da Atenção à Saúde; regulação da Atenção e do Acesso à saúde; planejamento e gestão das unidades especializadas e da assistência farmacêutica; fortalecimento da política de Educação Permanente na saúde, entre outros. Durante o encontro, secretários-adjuntos também fizeram um relato das ações que estão sendo adotadas em suas áreas.

 

Da Redação com informações do Mídia News. Imagens arquivo Gcom-MT