Caravana da Transformação – Mais de 5 mil ações já realizadas somente no 1º dia

17/04/2018 12:44

Já foram realizadas 1.177 consultas oftalmológicas e 4.082 diagnósticos de pacientes de Cuiabá, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Várzea Grande

A 13ª edição da Caravana da Transformação teve início na manhã desta segunda-feira (16.04), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Durante o primeiro dia de atendimentos, a Caravana recebeu 2.140 pessoas, superando as expectativas da organização do evento, que previu o atendimento de cerca de 1.400 pessoas por dia.

Segundo o coordenador geral da Caravana da Transformação, José Arlindo Oliveira, a estrutura da Arena Pantanal possibilitou a ampliação dos atendimentos. “Estamos ocupando um equipamento público com uma ótima estrutura e isso, além de gerar economia para o Estado, garante comodidade para quem precisa dos serviços da Caravana”, afirmou.

https://youtu.be/7U-4a5p_cr8

O programa já beneficiou 130 municípios e 15, das 16 regiões de saúde do Estado. Em doze edições, foram realizadas quase 50 mil cirurgias oftalmológicas. Esta edição começa com mais de 11 mil pacientes regulados, e o número deve aumentar, pois será mantido um ponto de regulação dentro da Arena Pantanal até o próximo dia 27 (saiba mais aqui).

Somente nesta segunda-feira foram realizadas 1.177 consultas oftalmológicas e 4.082 procedimentos diagnósticos dos pacientes previamente regulados nos municípios de Cuiabá, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Várzea Grande.

“Essa é a maior edição que já realizamos e é uma satisfação trazê-la para a nossa capital com essa capacidade e estrutura. Estamos muito felizes com o trabalho até aqui e podemos afirmar que a Caravana de Cuiabá já é um sucesso”, concluiu o coordenador geral.

Até a próxima quarta-feira serão atendidos os pacientes regulados em Barão de Melgaço, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra e Nobres. A partir do dia 19, terão início as cirurgias agendadas de catarata, yag laser e pterígio.

A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, reforça que o atendimento pós-operatório já começa no dia 20 e o acompanhamento do paciente conta ainda com mais duas consultas, realizadas sete e 30 dias depois do procedimento cirúrgico. Ela destaca também a qualidade da estrutura e da equipe envolvida no atendimento de saúde à população.

“A gente veio para a Arena Pantanal com o dobro de capacidade do estrutural das outras edições. Temos aqui duas carretas ambulatoriais e quatro unidades cirúrgicas móveis, com equipe médica altamente qualificada e equipamentos avançados, para garantir a qualidade que os pacientes merecem”, afirmou Balena.

Além dos atendimentos de saúde, a iniciativa do Governo do Estado ofertará gratuitamente diversos serviços de cidadania, entre os dias 23 e 28 de Abril, das 8h às 16h. A Caravana da Transformação segue até dia 10 de maio.

 

Da Redação com informações de Mel Mendes – Gcom-MT