Guerra Comercial – Iuan dispara que acelera queda do Dólar

03/08/2018 11:52

Movimento do Banco Central da China impulsiona Iuan e enfraquece a moeda americana que já registrava uma queda acentuada nesta sexta-feira

O iuan disparou e o dólar dos Estados Unidos registrava uma queda acentuada nesta sexta-feira, depois que o banco central chinês elevou depósito compulsório para posições futuras do iuan em moeda estrangeira e disse que buscará manter sua moeda basicamente estável.

O iuan da China caía para o menor nível em 14 meses no início desta semana, com os investidores vendendo a moeda e investindo em dólares devido às preocupações de que o conflito entre Washington e Pequim possa prejudicar a economia chinesa.

“É tudo sobre o dólar e iuan. Esse movimento tem impulsionado a ação nos mercados de câmbio e puxado o dólar para baixo de forma ampla”, disse Valentin Marinov, diretor de estratégia de câmbio do G10 no Credit Agricole.

“Esta medida (do banco central) torna mais difícil apostar contra o iuan, mas as chances são de que não veremos uma reversão de tendência no dólar. A guerra comercial e a ameaça à economia chinesa são os fatores que mais dominam o movimento no mercado.”

O banco central da China disse que vai determinar um depósito compulsório de 20 por cento a partir de segunda-feira para instituições financeiras adotando posições futuras do iuan em moeda estrangeira.

A moeda chinesa caiu quase 10 por cento desde o início de abril e os investidores especularam que sua fraqueza seria encorajada pelo Banco do Povo da China para conter o impacto das tarifas dos EUA sobre suas exportações.

O índice de dólar reduzia os ganhos e recuava 0,08 por cento em relação à cesta de moedas, a 95,088. A súbita fraqueza do dólar levava o euro e o dólar australiano para território positivo.

 

Da Redação com informações da Agência Reuters