”Aquece Cuiabá” – Campanha visa atender os ”menos favorecidos” pelo sistema

07/05/2020 14:37

Uma ação do Núcleo da Primeira-Dama, comandada por Márcia Pinheiro, atua desde  o inicio da gestão amparando, especialmente moradores de rua, nas quedas repentinas de temperatura

Com a chegada de uma frente fria e a previsão é de frio para os próximos dias em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência juntamente com o Núcleo da Primeira-Dama começaram atuar desde a tarde desta quarta-feira (06) com entregas de cobertores para as pessoas em situação de rua.

Os cobertores são arrecadados por meio da Campanha Aquece Cuiabá, que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. “A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, onde já há uma sensibilização por parte da equipe e uma preocupação por parte da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado e ainda mais acolhedor, buscando aquecer um pouco esse momento gelado da nossa Capital”, informou Márcia Pinheiro.

Primeira-Dama, Márcia Pinheiro, idealizadora da campanha ‘Aquece Cuiabá’

Nesse primeiro dia, a equipe de abordagem da Assistência Social percorreu os locais de maior concentração desse público, como o Beco do Candeeiro, Centro, Porto, Rodoviária e Morro da Luz.

Cobertores entregues na noite dessa quarta-feira. Ação seguirá até o fim de semana, conforme previsão climática

No entanto, a ação continua até o fim de semana, onde serão distribuídos mais cobertores. “Essa já é uma ação de rotina da gestão Emanuel Pinheiro. Fez frio, a equipe de abordagem já vai para as ruas para não deixar ninguém passar frio, uma vez que estamos acostumados com o forte calor aqui da nossa Capital”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

A campanha ‘Aquece Cuiabá’ tem grande engajamento da iniciativa privada junto à Secretaria de Assistência Social

Vale destacar que, por mais que tenhamos nossos albergues municipais, e agora nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus o “Hotel Albergue”, muitos ainda resistem e não aceitam. Porém, além da entrega dos cobertores, a equipe volta a fazer a sensibilização dessas pessoas a ocuparem uma de nossas unidades, ainda mais nesse momento em que o isolamento social é de extrema importância”, declarou Clausi.

Na região central de Cuiabá, concentram grande parte das pessoas em situações de rua

Dentre as atribuições, estão a informação da existência de um canal de comunicação em que a população pode solicitar atendimento à população em situação de rua pelo telefone (65) 992387552, além de esclarecer sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura por meio dos albergues municipais onde são feitas a acolhida com a oferta de local de repouso, alimentação o acesso a documentos pessoais, além de solicitar gratuitamente o retorno à sua cidade de origem, caso não seja de Cuiabá.

“Toda frente fria nós vamos às ruas para levar o cobertor à essas pessoas, mas também unimos força com a Prefeitura de Cuiabá para levar os serviços sociais como encaminhamentos aos albergues e inscrições em programas que o Município oferece. Porém, o principal é levar a mensagem que eles não estão sozinhos e esquecidos”, concluiu a primeira-dama.

 

 

 

Da Redação com informações de Carolina Miranda

Tags: