Infraestrura – Malhas rodoviárias e ferrovia estadual serão as pautas presidenciáveis

19/08/2021 16:07

O cuiabano já ficou mais de 20, 30 anos sonhando
A ferrovia vai ter que vir para Cuiabá
Esse trecho precisa ser resolvido
Não podemos esperar mais

”Se precisar o Parlamento irá a justiça”, disse o deputado, presidente da ALMT, Max Russi sobre uma possível MP Federal

As rodovias federais no Estado foi um dos pontos que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), aproveitará para cobrar do Governo Federal, com a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que está em Cuiabá. Russi disse também que vai se posicionar em favor da obra ferroviária estadual.

Conforme o projeto de Lei Complementar 10/2021, que autorizou o Estado a lançar a obra, o presidente do Legislativo afirmou que não irá medir esforços para garantir que a concessão seja realizada, ressaltando a já aprovação, por parte dos deputados.

“Nós vamos lutar pela ferrovia em Cuiabá. Não vamos aceitar nada diferente disso. Já conseguimos avançar bastante nesse chamamento”, afirmou.

O projeto da malha ferroviária estadual lançada pelo governador Mauro Mendes, consolida a logística entre a malha da Ferronorte em Rondonópolis, estendendo a malha ferroviária do Município até Cuiabá e Lucas do Rio Verde.

No entanto, uma MP (Medida Provisória) mencionada pelo então ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrura) poderia travar o projeto, em razão do trecho ser interligado à malha ferroviária federal.

“Se precisar, o Parlamento estadual vai à Justiça porque entendemos que o povo cuiabano já ficou mais de 20, 30 anos sonhando com a ferrovia e não vamos aceitar nada que venha impedir esse sonho. Existe um PEC aprovado. Então já avançamos muito, não podemos retroceder por qualquer motivo”, afirmou Russi.

Duplicação da 163

Russi afirmou que também irá reivindicar as obras da duplicação de 250 km da BR-364 e 163 , ligando Sinop a Cuiabá, bem como a não cobrança de pedágio.

“Esse trecho precisa ser resolvido, existe lá um pedágio e o Governo Federal precisa ser firme, mudar aquilo, porque tem um acostamento altíssimo, todo dia acidente, vidas sendo ceifadas. Não podemos esperar mais”, criticou.

Tags: