Pandemia/Vacinação – Otimismo com a queda na capital não descartam protocolos

03/09/2021 17:31

Dados epidemiológicos apontam queda
Risco de transmissão em Cuiabá diminui
Cenário otimista, pandemia ainda não está controlada
Medidas de prevenção devem ser mantidas
Polo da ALMT estará fechado

Apesar da queda e horizonte otimista, autoridades orientam seguir com cuidados e protocolos. Foto: Secom-Cuiabá

De acordo com estudos apresentados nos Informes Epidemiológicos sobre o coronavírus em Cuiabá, as estimativas da taxa de transmissão têm apresentado uma estabilidade, com tendência de queda no mês de agosto de 2021. Nas semanas epidemiológicas (SE) 31 e 32 (1º a 14 de agosto), o risco de transmissão ficou em torno de 1,0 e nas SE 33 e 34 o risco de transmissão ficou em 0,92. Isso significa que, cada 100 indivíduos contaminados podem transmitir a doença para 92 pessoas, o que representa uma desaceleração da propagação da doença na capital.

Embora o cenário nessas duas últimas semanas se apresente melhor do que nos primeiros meses de 2021, no qual o panorama alcançou patamares muito mais elevados do que o observado em 2020, as frequentes oscilações das frequências e da taxa de reprodução do vírus, além da circulação da variante Delta, requerem precaução.

A gerente alerta que, mesmo com o cenário otimista da vacinação, que está mais acelerada com a chegada de um número maior de doses e da baixa nas internações por Covid-19, a pandemia ainda não está controlada e a disseminação da variante Delta, que é altamente transmissível, é bastante preocupante. “Até que a maior parte da população esteja com o esquema vacinal completo, será necessário combinar medidas para enfrentamento da pandemia, não descartando as medidas de prevenção e contenção, como distanciamento físico e social, uso de máscaras, higienização, entre outros, visando a redução da taxa de transmissão do vírus”, concluiu.

Polos de Vacinação

Amanhã deste sábado (04) a campanha de imunização contra o coronavírus funcionará nos polos de vacinação do Senai Porto, Sesc Balneário e no drive-thru da UFMT. A faixa etária de 18 anos acima é o grupo que está sendo agendado. As pessoas desta faixa etária devem olhar o cadastro no site da vacinação à noite para ver se foram agendadas para receber a vacina. Apenas os agendados serão imunizados.

Por ser ponto facultativo na segunda-feira (06) o feriado da terça-feira (07), a coordenação da campanha de imunização, autorizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, optou por fazer rodízio entre os polos, já prevendo uma baixa adesão da população à vacinação nestes dias. Na segunda estarão abertos os polos do Sesc Balneário (das 9h às 16h) e do Sesi Papa (das 9h às 17h). Na terça-feira estarão abertos os polos do Senai Porto (8h às 17h) e UFMT (9h às 17h).

O polo da Assembleia Legislativa estará fechado entre os dias 04 e 07 de setembro (sábado até terça) a pedido da própria Assembleia, que vai realizar obras no local durante este período. Caso alguém esteja agendado para este polo, ele deve se dirigir a qualquer outro que esteja funcionando na data agendada. A partir de quarta-feira (08), o polo voltará a funcionar normalmente.

Pessoas que precisam tomar a segunda dose devem olhar no cadastro para ver o local onde estão agendadas. Aqueles que não tiverem a agenda da segunda dose no cadastro, devem ir ao polo mais próximo de sua residência, na data marcada no cartão de vacinação. Quem for tomar a segunda dose em algum polo de drive-thru precisa levar o QR Code impresso, pois o documento será usado para o registro da vacina no sistema do Plano Nacional de Imunização. É imprescindível levar o cartão de vacinação.

 

 

 

 

Com informações de Roberta Penha

Tags: