PlanMob – Melhor integração será foco do Governo

Governo de MT inicia elaboração de Plano de Mobilidade para Região Metropolitana. Plano é voltado para logística de toda a região, com foco na melhoria na integração entre os municípios.

29/03/2022 10:42

O VRC é composta por
Cuiabá, Várzea Grande
Santo Antônio do Leverger
Nossa Senhora do Livramento
Acorizal e  Chapada dos Guimarães

Governo inicia elaboração de Plano de Mobilidade da Região Metropolitana – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) começou a elaboração do Plano Metropolitano de Logística e Mobilidade Sustentável do Vale do Rio Cuiabá (PlanMob VRC). O trabalho inclui uma pesquisa de avaliação da mobilidade urbana, aberta para toda a população que queira participar.

O PlanMob é voltado para a logística de toda a região metropolitana, com foco na melhoria em todos os campos da mobilidade e integração entre os municípios, inclusive com medidas de preservação do meio ambiente, diminuição das desigualdades e inclusão das pessoas com deficiência.

A Região Metropolitana do VRC é composta por Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Urbano, Rafael Detoni, a participação da população na pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do plano. “Precisamos escutar as pessoas, suas ideias, críticas e sugestões, saber a opinião de quem vivencia os problemas de mobilidade urbana pelos diversos meios de transporte”, afirmou. A pesquisa pode ser acessada neste link.

Entre os temas tratados estão a governança metropolitana da mobilidade, o sistema viário de integração regional, os serviços de transporte coletivo intermunicipal, o meio ambiente e a sustentabilidade das cidades, a preservação da vida no trânsito, o desenvolvimento econômico e turístico da região metropolitana e a logística regional.

O objetivo do plano é estabelecer diretrizes, propostas de ação, programas e investimentos sobre os temas discutidos, de modo que ao final o estado e os municípios possam dispor de um instrumento orientador na política de mobilidade na região metropolitana.

O site do PlanMob – VRC também conta um formulário de participação da sociedade, com um espaço para o envio de contribuições. A medida em que as contribuições forem chegando, elas serão incluídas no planejamento técnico.

Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá

A Região Metropolitana do VRC foi criada em 2009, como forma de coordenar ações entre as cidades e seus interesses em comum, tais como mobilidade, saneamento básico e uso do solo. O objetivo de uma região metropolitana é criar mecanismos de planejamento e execução de ações que melhorem a integração dos municípios que dela participam.

 

 

 

 

Da Redação com informações de Guilherme Blatt Sinfra-MT